1ª morte por varíola dos macacos no Brasil é registrado em Minas Gerais

 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil é registrado em Minas Gerais

Imagem: Berkay Ataseven/istock

O Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. A notificação foi divulgada nesta sexta-feira (29) pelo órgão. A morte foi registrada em Uberlândia, Minas Gerais e o paciente era um homem com baixa imunidade. A informação é do g1.

A doença está sendo tratada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como emergência sanitária global, com mais de 18 mil casos confirmados em 78 países. Até ontem, apenas cinco pessoas haviam morrido pela doença em todo o mundo.

De acordo com o boletim mais recente, 1.066 casos da doença foram registrados no Brasil, a maioria em São Paulo e no Rio de Janeiro. O ministério está tratando a doença como surto, o primeiro estágio da evolução de contágio, antes de epidemia e pandemia. O surto acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para usar esse termo, o aumento de casos deve ser maior que o esperado pelas autoridades.

Em nota que, o órgão disse que o controle da doença é uma prioridade e montará um grupo para coordenar a resposta, com a participação de várias instituições de saúde, como o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Opas, braço da OMS nas Américas.

Ainda não há vacina disponível para a doença no país, mas o Ministério da Saúde diz negociar a aquisição. “A pasta tem buscado as alternativas céleres para aquisição da vacina e articulado com a OPAS/OMS as tratativas para aquisição do imunizante. Dessa forma, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) poderá definir a melhor estratégia de imunização para o Brasil”, afirmou em nota.

Veja o número de casos por estado

São Paulo: 823

Rio de Janeiro: 124

Minas Gerais: 44

Paraná: 21

Distrito Federal: 15

Goiás: 13

Bahia: 5

Ceará: 4

Santa Catarina: 4

Rio Grande do Sul: 4

Pernambuco: 3

Rio Grande do Norte: 2

Espírito Santo: 2

Tocantins: 1 Acre: 1

 

Veja mais: Ipatinga tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

Publicações relacionadas

X