Search
Close this search box.

Ipatinga tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos

Ipatinga tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos
Imagem: REUTERS / Dado Ruvic
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde (SMAS), confirmou nesta segunda-feira (18) que o município tem o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos. Trata-se de uma criança com sete anos, que teve contato com parentes da cidade de São Paulo e cujo quadro está sendo monitorado pela equipe do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM).

“Não há motivo para pânico ou alarme, uma vez que o paciente já tomou as medicações e se encontra estável, mas devemos continuar agindo preventivamente. A evolução geralmente é benigna e não tem uma transmissibilidade rápida, como é o caso da Covid-19. Porém, a pessoa deve ficar em isolamento, pelo prazo médio de 21 dias, até que as lesões desapareçam, sejam bolhas ou crostas. Pedimos à população que fique atenta, para que os casos suspeitos possam ser monitorados. Assim, evitamos que a doença se espalhe”, destacou a infectologista do município, Carmelinda Lobato.

 

No final de semana (16), o município de Coronel Fabriciano confirmou um caso suspetio do vírus, mas nesta segunda-feira, disse que a suspeita foi descartada.

“Atendendo com prioridade ao suposto caso de Varíola dos Macacos em Coronel Fabriciano, a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), do Governo de Minas, informou nesta segunda-feira, dia 18 de julho, que os exames relativos ao paciente da cidade com suspeita da doença, deram negativo. Apesar do resultado, o município se mantém alerta aos riscos da doença, com qualificação das equipes de saúde para a adoção correta dos protocolos e do tratamento disponível”, informou o município.

 

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma zoonose silvestre, ou seja, um vírus que infecta macacos chamado “monkeypox”, mas que incidentalmente pode contaminar humanos. A doença é transmitida por meio de gotículas, provocando lesões que se assemelham à catapora ou sífilis. Forma-se no corpo uma crosta que, gradativamente, cai.

Os sintomas iniciais incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. As lesões na pele se desenvolvem na maior parte das vezes no rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

As lesões na pele podem ser pruriginosas (com irritação ou coceira na pele) ou dolorosas (peroladas e cheias de líquido, muitas vezes cercadas por círculos vermelhos).

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade