Search
Close this search box.

Devido a agressão, Will Smith pode ter que devolver o Oscar que ganhou; entenda

Devido a agressão, Will Smith pode ter que devolver o Oscar que ganhou; entenda
Will Smith deu um tapa em Chris Rock no Oscar 2022 (Foto: Getty Images)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A premiação mais importante da indústria cinematográfica foi realizada ontem (27) e não se fala em outra coisa a não ser no tapa que Will Smith deu em Chris Rock no palco do Oscar 2022. De acordo com o The New York Post, Will que venceu o Oscar de melhor ator por ‘King Richard: Criando Campeãs’, poucos minutos após a agressão, pode ter que devolver a estatueta devido ao incidente.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que distribuiu prêmios no domingo no Dolby Theatre, em Los Angeles, tem um regulamento extremamente rígido, que exige um código de conduta de convidados e premiados. “É basicamente um ataque. Todo mundo estava tão chocado na sala, era tão desconfortável”, disse uma fonte de Hollywood ao The New York Post sobre o incidente de ontem. “Acho que Will não gostaria de devolver seu Oscar, mas quem sabe o que vai acontecer agora?”, questionou.

Pelas redes sociais, a Academia se posicionou de forma breve sobre o ocorrido. “A Academia não tolera violência de qualquer forma”, publicou em sua conta oficial do Twitter. Em seguida, celebrou os vencedores do 94º Oscar.

O código de conduta da Academia, lançado em 2017 após o escândalo sexual que atingiu a indústria cinematográfica, enfatiza a importância de “defender os valores da Academia”, como inclusão, promover ambientes de apoio e “respeito pela dignidade humana”. Na época, a CEO da AMPAS, Dawn Hudson, escreveu aos membros: “A adesão à Academia é um privilégio oferecido apenas a alguns poucos dentro da comunidade global de cineastas”, informou a Variety.

Ela continou: “Além de alcançar a excelência no campo das artes e ciências cinematográficas, os membros também devem se comportar de forma ética, defendendo os valores da Academia de respeito à dignidade humana, inclusão e um ambiente de apoio que promova a criatividade”. “Não há lugar na Academia para pessoas que abusam de seu status, poder ou influência de uma maneira que viole os padrões reconhecidos de decência. A Academia se opõe categoricamente a qualquer forma de abuso, assédio ou discriminação com base em gênero, orientação sexual, raça, etnia, deficiência, idade, religião ou nacionalidade. O Conselho de Governadores acredita que esses padrões são essenciais para a missão da Academia e refletem nossos valores”.

Com tais palavras e regras, é possível que além de Will Smith ser punido, Chris Rock também seja, já que ele zombou da Jada Pinket que possui uma doença autoimune que a faz perder os cabelos. A punição para Will pode ser a devolução de seu Oscar, enquanto para Chris, que não tem uma estatueta, pode ser o banimento de se apresentar em próximas cerimônias da Academia.

Na cerimônia de 2022 Chris fez uma participação especial, porém já foi o apresentador oficial em duas edições do prêmio, em 2005 e 2016.

Veja mais: Veja a reação dos famosos após o tapa de Will Smith em Chris Rock no Oscar 2022

Reveja a cena com legenda

Enquanto apresentava o prêmio de melhor documentário, Rock fez uma piada envolvendo a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith. Jada, que também é atriz, já disse publicamente que sofre de alopecia, uma doença que leva à perda de cabelo.

Após a piada, Will Smith levantou de sua cadeira e se dirigiu ao palco, dando um tapa no rosto de Rock. Em seguida, Smith gritou, “mantenha o nome da minha esposa fora de sua boca”.

O incidente gerou um clima de constrangimento no teatro onde a cerimônia foi realizada.

Poucos minutos depois do momento tenso, Will Smith foi chamado ao palco para receber o prêmio de melhor ator. Em lágrimas, Will discursou sobre defender a família, prezar por amor e fez um comparativo da história que interpretou em ‘King Richard’ com a situação. No final do discurso ele se desculpou com os membros da Academia, seus colegas indicados pelo incidente e finalizou dizendo que espera ser convidado para a premiação novamente.

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade