Search
Close this search box.

Escolas municipais em Timóteo contarão com energia solar

Escolas municipais em Timóteo contarão com energia solar
Seis escolas comportarão as mini usinas que vão atender toda a rede municipal de ensino do município. Imagem: PMT
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A utilização de energia renovável e sustentável será uma realidade neste ano nas escolas da rede municipal de ensino de Timóteo com a instalação de minis usinas fotovoltaicas em seis unidades da rede pública. Essa iniciativa vai garantir o fornecimento de energia elétrica para todas as demais unidades de ensino municipal.

O processo de instalação das placas solares teve início em dezembro de 2022 e já contemplou as Escolas Municipais Joaquim Ferreira de Souza no Bairro São José e Novo Tempo, no bairro homônimo. Também receberão as minis usinas as Escolas Municipais Limoeiro, no Limoeiro; Clarindo Carlos Miranda, no Macuco; João Bolinha, no Distrito de Cachoeira do Vale; e Monteiro Lobato, no Primavera.

Com exceção da Escola do Macuco, cujas placas foram instaladas no telhado da própria unidade pois trata-se de uma construção nova, as demais terão as placas fotovoltaicas na cobertura das quadras poliesportivas. Essa escolha ocorreu em função do tamanho da área útil do telhado e da incidência do sol.

O custo de implantação e funcionamento das minis usinas é da ordem de R$ 585 mil e a geração dessa energia renovável atenderá a demanda de todas as 18 escolas e das quatro Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs). Ou seja, a geração de energia proporcionada pelas seis minis usinas servirão para toda a rede municipal de ensino.

Um dado importante é que essas instalações foram dimensionadas também para garantir a geração de energia para a climatização das salas de aula. O serviço está sendo executado pela empresa MultiLuz Solar, de Ipatinga.

De acordo com a prefeitura, o novo sistema possibilitará a economia de cerca de 90% de energia, além do efeito pedagógico junto aos alunos, professores e comunidade escolar. Ao verem na prática o funcionamento de um sistema de geração de energia limpa, eficaz e eficiente, os alunos perceberão que a sustentabilidade não é apenas possível como é financeiramente interessante.

Outro objetivo é usar as usinas de geração para ampliar a conscientização sobre o uso racional de energia e reforçar a importância da sustentabilidade em um momento de forte expansão do setor de energias renováveis e praticamente todos os países do mundo, inclusive o Brasil, aumentando a segurança energética e cumprindo com as metas ambientais.

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade