Timóteo desobriga o uso de máscaras em locais fechados

 Timóteo desobriga o uso de máscaras em locais fechados

Imagem: Divulgação PMT

O Secretaria de Saúde anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no município de Timóteo nesta segunda-feira (4). O uso continua obrigatório para pacientes em casos sintomáticos, positivos; para pacientes com comorbidades; além de profissionais da saúde e acompanhantes em ambientes hospitalares.

A Secretaria ressalta que o cenário epidemiológico no Brasil, no estado de Minas Gerais e no Município de Timóteo registram, há algum tempo, queda acentuada no número de casos positivos para o coronavírus, bem como o isolamento domiciliar, além da queda das internações e óbitos pela doença.

A deliberação também leva em conta a intensificação das ações de vacinação e o aumento progressivo da cobertura vacinal contra a Covid-19 na população acima de 18 anos com duas doses e o gradativo aumento do número de vacinados com a dose de reforço, além do início da vacinação da 2ª dose de reforço para o público acima de 80 anos a partir da próxima quarta-feira, dia 6.

Todavia, o uso obrigatório de máscara continua para pacientes que testaram positivo para a Covid-19 (Independente de sintomas) e para pacientes com comorbidades de acordo com grupo estabelecido para o agravo Covid-19: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, síndrome de down, cirrose hepática). Os profissionais de saúde em ambiente de trabalho (em atividade) e pessoas em circulação nos ambientes assistenciais à saúde também devem continuar adotando o uso da máscara.

Horário estendido de vacinação

Neste mês de Abril, todas as terças e quartas-feiras o Centro João Otávio terá horário especial de vacinação contra a Covid-19, entre 17h30 às 21h; contra a Influenza, para idosos com idade igual ou superior a 60 anos; e Sarampo, voltada para atender os trabalhadores da saúde que estão na ativa.

Nas festividades em comemoração aos 58 Anos de emancipação política e administrativa de Timóteo, a Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida vai disponibilizar nos locais dos shows o “Vacinamóvel” para atender ao público que ainda não completou o esquema vacinal. Para se vacinar a pessoa deve apresentar o cartão de vacina e um documento de identidade com CPF. Também durante este mês o Vacinamóvel vai percorrer as comunidades mais distantes como o Petrópolis, Licuri, Celeste, Santa Terezinha e Recanto Verde para atualizar as doses dos moradores.

 

Veja mais: Ipatinga e Coronel Fabriciano anuncia fim da obrigatoriedade do uso de máscaras

 

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

Publicações relacionadas

X