Search
Close this search box.

Saúde alerta para importância da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Dados no Brasil apontam aumento dos casos de infecções por Sífilis, mais do que HIV

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, foram realizadas passeata e blitz educativa no Centro Norte de Timóteo. A ação foi promovida pelos funcionários do Serviço de Atenção Especializada /Centro de Testagem e Acompanhamento (SAE/CTA), agentes das 17 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da Secretaria de Saúde de Timóteo, com apoio do grupo Close do Vale e da Polícia Militar.

De acordo com a médica infectologista, Mariana Vasconcelos, “é preciso conscientizar que existem casos novos surgindo o tempo todo apesar do tratamento ser eficaz e controlar a doença”. O município de Timóteo possui 200 casos notificados de HIV em fase de tratamento. Existem aproximadamente, 100 casos notificados de Hepatites B e C segundo dados do SAE/CTA. Dos casos notificados, o público masculino jovem é predominante, seguido de mulheres na meia idade. “Temos que reforçar a importância do diagnóstico precoce, o cuidado e o controle dessa doença impactante e ainda sem cura”, comentou a médica.

Membro do grupo Close do Vale, Enrique Torquato, 19 anos, chamou a atenção dos pedestres sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). “As IST’s podem ser tratadas, mas o melhor cuidado é sempre a prevenção. As pessoas ainda tem preconceito de falar abertamente sobre o assunto, mas é importante se informar”, frisou Henrique. Ele deixou um recado especial para a comunidade LGBTQIA+, “se proteger usando preservativo nas relações sexuais”, disse.

A psicóloga do Serviço de Atenção Especializada /Centro de Testagem e Acompanhamento (SAE/CTA), Simone Marriel, esclareceu que atualmente o HIV não causa mais mortes porque o tratamento tornou-se eficiente. “O Brasil é um dos poucos países que distribui medicamentos antirretrovirais gratuitamente à população. Como a Aids não está mais assustando as pessoas, aumentou-se o comportamento de risco em função da não utilização do preservativo. Entretanto, este fato tem provocado o aumento do número de casos de Sífilis de forma alarmante”, explicou Simone. A psicóloga chamou atenção para as pessoas céticas, que supõem não ter nenhum tipo de vírus, não usam proteção na hora de fazer sexo e acabam contaminando várias (os) parceiras (os), até mesmo cônjuges.

Durante todo o mês de dezembro, as unidades de saúde darão orientações e distribuirão material educativo e preservativos aos usuários e ainda, farão testes rápidos por meio de agendamento. Serão disponibilizados testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (HIV, Hepatite B e C e Sífilis).

O SAE/CTA, realizará testes rápidos às terças, quintas e sextas-feiras, de 8h às 11h, demanda espontânea sem necessidade de agendamento. O endereço é rua João Alves de Azevedo, nº 13, bairro Olaria II. Para mais informações, (31)3847-7624 ou pelo whatsapp (31)9 9332-0735.

Grupo LGBTQIA+

O grupo  Close do Vale, com ação em Timóteo, existe há dois anos e aborda assuntos como Saúde Mental, realiza rodas de conversa sobre Homofobia, participa de blitzes educativas como forma de disseminar a inclusão dos integrantes LGBTQIA+ na comunidade, combatendo toda forma de desrespeito. Contatos pelo direct no Instagram @aclosedovale.

COMPARTILHE:

publicidade