Saúde alerta para importância da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis

 Saúde alerta para importância da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis

(Reprodução/ PMT)

Dados no Brasil apontam aumento dos casos de infecções por Sífilis, mais do que HIV

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, foram realizadas passeata e blitz educativa no Centro Norte de Timóteo. A ação foi promovida pelos funcionários do Serviço de Atenção Especializada /Centro de Testagem e Acompanhamento (SAE/CTA), agentes das 17 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da Secretaria de Saúde de Timóteo, com apoio do grupo Close do Vale e da Polícia Militar.

De acordo com a médica infectologista, Mariana Vasconcelos, “é preciso conscientizar que existem casos novos surgindo o tempo todo apesar do tratamento ser eficaz e controlar a doença”. O município de Timóteo possui 200 casos notificados de HIV em fase de tratamento. Existem aproximadamente, 100 casos notificados de Hepatites B e C segundo dados do SAE/CTA. Dos casos notificados, o público masculino jovem é predominante, seguido de mulheres na meia idade. “Temos que reforçar a importância do diagnóstico precoce, o cuidado e o controle dessa doença impactante e ainda sem cura”, comentou a médica.

Membro do grupo Close do Vale, Enrique Torquato, 19 anos, chamou a atenção dos pedestres sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). “As IST’s podem ser tratadas, mas o melhor cuidado é sempre a prevenção. As pessoas ainda tem preconceito de falar abertamente sobre o assunto, mas é importante se informar”, frisou Henrique. Ele deixou um recado especial para a comunidade LGBTQIA+, “se proteger usando preservativo nas relações sexuais”, disse.

A psicóloga do Serviço de Atenção Especializada /Centro de Testagem e Acompanhamento (SAE/CTA), Simone Marriel, esclareceu que atualmente o HIV não causa mais mortes porque o tratamento tornou-se eficiente. “O Brasil é um dos poucos países que distribui medicamentos antirretrovirais gratuitamente à população. Como a Aids não está mais assustando as pessoas, aumentou-se o comportamento de risco em função da não utilização do preservativo. Entretanto, este fato tem provocado o aumento do número de casos de Sífilis de forma alarmante”, explicou Simone. A psicóloga chamou atenção para as pessoas céticas, que supõem não ter nenhum tipo de vírus, não usam proteção na hora de fazer sexo e acabam contaminando várias (os) parceiras (os), até mesmo cônjuges.

Durante todo o mês de dezembro, as unidades de saúde darão orientações e distribuirão material educativo e preservativos aos usuários e ainda, farão testes rápidos por meio de agendamento. Serão disponibilizados testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (HIV, Hepatite B e C e Sífilis).

O SAE/CTA, realizará testes rápidos às terças, quintas e sextas-feiras, de 8h às 11h, demanda espontânea sem necessidade de agendamento. O endereço é rua João Alves de Azevedo, nº 13, bairro Olaria II. Para mais informações, (31)3847-7624 ou pelo whatsapp (31)9 9332-0735.

Grupo LGBTQIA+

O grupo  Close do Vale, com ação em Timóteo, existe há dois anos e aborda assuntos como Saúde Mental, realiza rodas de conversa sobre Homofobia, participa de blitzes educativas como forma de disseminar a inclusão dos integrantes LGBTQIA+ na comunidade, combatendo toda forma de desrespeito. Contatos pelo direct no Instagram @aclosedovale.

Publicações relacionadas

X