Search
Close this search box.

Timóteo promove 1º Festival Nacional de Congadeiros

(Divulgação/PMT)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Evento acontece no domingo com transmissão virtual

O município de Timóteo promoverá o 1º Festival Nacional de Congadeiros, que acontecerá no próximo domingo (17), às 14h. O evento é organizado pelo produtor cultural Mestre Luís Fabiano Santos, através do edital Doce da Fundação Renova, e conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Timóteo, Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Em função da pandemia, o festival ocorrerá de forma remota com transmissão direta pelo link https://www.youtube.com/channel/UCuLCO8HwUCeURyoFBwY9UJw.

“O festival tem por objetivo promover o intercâmbio cultural entre os congadeiros de vários estados brasileiros e fortalecer  e divulgar as manifestações populares afro-brasileiras ligadas ao congado”, expõe Mestre Luís Fabiano. De acordo com o organizador, a disponibilização do edital Doce pela Fundação Renova foi fundamental para a viabilização desse encontro nacional por meio digital. “Os movimentos ligados ao congado carecem de uma estrutura organizacional e de financiamentos para darem continuidade as tradições das festividades congas”, comenta o produtor, acrescentando que a chama da força da fé e da resistência dos congadeiros é que mantém viva essa manifestação afro-brasileira.

O 1º Festival Nacional de Congadeiros de Timóteo contará com a participação de 20 guardas, representando os estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Goiás. A participação se dará de forma virtual com a apresentação dos rituais, de cantos, danças e ritmos em vídeos, previamente gravados. A Guarda de Moçambique de Timóteo, vinculado à Associação Cultural Irmandade Reino do Rosário, será a anfitriã das guardas e fará a única apresentação ao vivo.

COMPARTILHE:

publicidade