Search
Close this search box.

Secretaria de Saúde de Timóteo promove conscientização no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

(Divulgação/PMT)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Para não deixar passar em branco o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado neste dia 10 de Setembro, a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo, por meio das equipes da Atenção Especializada à Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), promoveram uma conscientização junto aos servidores públicos da Secretaria de Obras e da Sede administrativa da Prefeitura.

A atividade, que faz parte da Campanha Setembro Amarelo, compreendeu a visita nos departamentos e a entrega de um balão amarelo aos servidores com uma mensagem motivacional no seu interior.  Algumas edificações públicas do Município, como a sede, UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, Terminal Rodoviário e Secretarias de Saúde, de Obras e Educação fixaram em suas fachadas o laço amarelo, símbolo da campanha preventiva.

Segundo explica a gerente de Atenção Especializada à Saúde, Thamara de Souza Campos Assis, a dinâmica desenvolvida junto aos servidores municipais teve como finalidade estimular entre os participantes o diálogo sobre as situações que podem desencadear pensamentos negativos, acarretando em depressão e outros prejuízos à saúde psíquica e emocional.

Na opinião da enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Timóteo, Marina Braga Ramalho Machado, o Setembro Amarelo, como ficou conhecida a campanha preventiva, é fundamental para promover a conscientização sobre o suicídio e para que as pessoas que apresentem sintomas de depressão procurem ajuda. Ela também reforçou a importância de conversar sobre esse tema em casa com a família, com os amigos, ou no ambiente de trabalho.

“Atualmente a população sofre com questões como depressão e ansiedade e é preciso estar atento aos sinais como solidão e isolamento. Falar constantemente sobre morte ou suicídio também é um indicativo que as coisas não andam bem. Temos que estar alertas para orientar as pessoas. Nós estamos de braços abertos no CAPS para receber todos aqueles que precisarem de ajuda”, citou Marina Machado. As unidades de saúde de Timóteo e a própria UPA Geraldo dos Reis Ribeiro também contam com profissionais para dar esse suporte.

(Divulgação/PMT)

 

Serviço

Em Timóteo, os usuários do sistema de saúde contam com o atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado na Avenida Jovino Augusto da Silva, nº 348, bairro Bromélias. Contatos pelos telefones 3847-4840 ou 3847-7548. Nos fins de semana, feriados e períodos noturnos, a pessoa pode recorrer à UPA 24 horas no bairro Primavera, ou fazer contato pelo telefone 3848-7232.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) também presta apoio emocional pelo telefone 188, e e-mail ou chat (https://www.cvv.org.br/). O CVV trabalha para prevenir o suicídio, atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

COMPARTILHE:

publicidade