Timóteo cadastra interessados em acolhimento temporário de crianças e adolescentes

 Timóteo cadastra interessados em acolhimento temporário de crianças e adolescentes

(Divulgação/Prefeitura de Timóteo)

Programa Bem Me Quer está em fase de implantação e regulamentação da respectiva Lei no município.

O município de Timóteo está realizando o cadastro de famílias interessadas em acolher temporáriamente crianças e adolescentes que foram afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva. Trata-se do programa Família Acolhedora Bem Me Quer, coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e tem como meta principal evitar a institucionalização e promover o acesso ao carinho e à atenção de uma família com disponibilidade afetiva.

De  acordo com Patrícia Dias, gerente de Atenção Social Especial, não se trata de adoção, é trabalho voluntário de guarda familiar temporária. Essas famílias da comunidade devem apresentar um perfil psicosocial para serem selecionadas, devendo passar por várias etapas que irão avaliar as motivações, disposição, desejo e habilidades do núcleo familiar para acolher. Logo em seguida a família receberá capacitação e será acompanhada por equipe técnica do Serviço de Acolhimento.

Para a implantação definitiva do Programa Bem Me Quer no município, a Secretaria está providenciando a regulamentação da Lei que dispõe sobre Família Acolhedora. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3847-7640, ou pelo e-mail: [email protected]

(Divulgação/Prefeitura de Timóteo)

Publicações relacionadas

X