Search
Close this search box.

Prefeito Douglas Willkys se reúne com ministro do Turismo, Gilson Machado, para tratar da recuperação do Forno Hoffman

Reunião em Brasília (Assessoria de Timóteo)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O prefeito de Timóteo Douglas Willkys cumpriu uma importante agenda de trabalho no fim da tarde desta quarta-feira na sede do Ministério do Turismo, em Brasília. O principal assunto da reunião foi a recuperação do Forno Hoffman, importante marco histórico do município. Douglas está em Brasília desde a última terça-feira participando de uma série de encontros em Ministérios e autarquias federais para buscar recursos para a cidade.

Douglas foi recebido pelo ministro do Turismo Gilson Machado Neto e sua equipe, oportunidade em que reiterou o pedido de recursos para recuperar o Forno Hoffman. O prefeito estava acompanhado do deputado federal Hercílio Coelho Diniz, que protocolou o ofício nº 015/2021 reiterando o pedido de apoio para a restauração do patrimônio público.

“O meu mandato, bem como a minha equipe, está à disposição do Município de Timóteo para defender todas as demandas aqui em Brasília. Esta agenda com o ministro Gilson Machado foi importante para que ele conhecesse a história do Forno Hoffman e a necessidade de manter viva a história e o contexto dessa importante edificação no desenvolvimento do município e da região”, disse Hercílio Diniz, após a audiência da tarde desta quarta-feira.

Desde que assumiu o mandato, a atual gestão do Município de Timóteo tem se empenhado para recuperar o forno, pois entende a sua relevância do ponto de vista histórico, cultural, arquitetônico e turístico. O forno foi construído na primeira metade da década de 1950 para produzir tijolos que foram utilizados na construção da antiga Acesita – hoje Aperam Inox América do Sul – e das primeiras habitações em Timóteo.

Em janeiro deste ano o Município conseguiu junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN o aceite do pedido para o Tombamento Provisório do forno (processo nº 01514.000347/2020-87) após uma visita dos técnicos da instituição.

“Estamos trabalhando em várias frentes para resolver em definitivo o problema do Forno Hoffman. Este assunto está na Justiça desde 2012, trazendo prejuízos financeiros para o município e transtornos para os moradores do bairro Novo Horizonte. Daí o nosso esforço e comprometimento para que o forno tenha o devido reconhecimento da sua importância no contexto histórico da região Leste de Minas Gerais”, disse Douglas Willkys. Ele explicou que o ministro se mostrou bastante receptivo, embora tenha ressaltado as dificuldades pelas quais o país está atravessando nesse momento de pandemia.

Forno Hoffman (Reprodução)

 

 

COMPARTILHE:

publicidade