Prefeitura de Santana do Paraíso atua na proteção de nascente em APP no Cidade Nova

 Prefeitura de Santana do Paraíso atua na proteção de nascente em APP no Cidade Nova

(Reprodução/ PMSP)

Um grande legado para a proteção dos recursos hídricos e respeito ao meio ambiente foi semeado no bairro Cidade Nova, durante o Curso de Recuperação e Proteção de Nascentes, realizado entre os dias 26, 27 e 28 de janeiro. O evento foi promovido pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santana do Paraíso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Santana do Paraíso e Ipatinga.

Dezenas de pessoas interessadas em técnicas de preservação de nascentes participaram do curso, ministrado pelo instrutor Wagner Eustáquio, do SENAR. A centralidade das aulas práticas foi a preservação de uma nascente localizada em uma Área de Preservação Permanente (APP) de 1.402 metros quadrados, localizada entre as ruas Carlos Gomes, Vital Brasil e Lamartine Babo. Além disso, foram plantadas cerca de 40 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na APP, algumas delas frutíferas. Ao longo dos três dias do curso, a moradora Terezinha da Penha Oliveira Alcântara, residente da rua Vital Brasil, cedeu a garagem da sua casa como ponto de apoio para lanche e uso de banheiro.

O prefeito Bruno Morato, ao lado do vice-prefeito, Oliveirinha, anunciou, no último dia do evento, que a Prefeitura irá realizar intervenções importantes na APP do Cidade Nova. “Como desdobramento dessas ações do curso, será construída uma calçada de 120 metros na rua Carlos Gomes e serão instaladas três lixeiras com informações sobre a coleta seletiva do município, visando ao fortalecimento da parceria entre a Prefeitura e a comunidade na preservação do meio ambiente”, garantiu Bruno Morato, que fez o anúncio junto ao vereador Alexandre Coutinho, morador do Cidade Nova e que participou ativamente do curso.

Publicações relacionadas

X