Search
Close this search box.

Deputado Celinho discute municipalização do ensino fundamental em Santana do Paraíso

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O deputado Celinho Sintrocel reuniu-se nesta quinta-feira (06/05) com o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato para debater a proposta do Governo Estadual de municipalizar as séries iniciais do 1º ao 5º anos que hoje são de responsabilidade do Estado. Estavam presentes à reunião o vice-prefeito José Anício de Almeida e os vereadores João da Ambulância de Santana do Paraíso e Zezinho Sintrocel, de Coronel Fabriciano.

O deputado Celinho apresentou ao prefeito sua posição contrária ao projeto que, segundo ele, transfere responsabilidades do Estado para os municípios sem qualquer contrapartida e sem nenhuma discussão com as cidades, com a comunidade escolar, incluindo professores e diretores e também com  pais de alunos. E alertou sobre o risco de demissão de servidores, principalmente entre os designados, salientou o deputado Celinho ponderando que o momento não é de se promover cortes nem demissões, diante da enorme crise sanitária e econômica.

Celinho destacou ao prefeito de Santana do Paraíso que as prefeituras não terão condições financeiras de absorver as matrículas estaduais e terão de gastar menos com cada aluno, caso o projeto venha se concretizar, o que implicaria também na redução da qualidade do ensino.

O prefeito Bruno Morato mostrou preocupação com o projeto e a princípio, também é contrário ao projeto do Governo Estadual. Ele enfatizou ao deputado Celinho que o município não tem condições de assumir essa responsabilidade e considerou até mesmo a questão da depreciação das escolas municipais.

Na reunião foram tratados ainda temas como as obras de recuperação da pista no Aeroporto Regional,  a integração das rodovias BR 381 e BR 458 como um novo vetor de desenvolvimento econômico para a região, para a atração de novas empresas para o Vale do Aço, a implantação da segunda etapa do SAMU Regional , a construção da Escola Joaquim Eliziário e os recursos destinados pelo mandato do deputado Celinho para o município de Santana do Paraíso.

COMPARTILHE:

publicidade