Search
Close this search box.

Hospital Márcio Cunha implanta tecnologia inovadora de inteligência artificial para leitura de prontuários

Hospital Márcio Cunha implanta tecnologia inovadora de inteligência artificial para leitura de prontuários
Imagem: Divulgação FSFX
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga (MG), administrado pela Fundação São Francisco Xavier, acaba de implantar uma tecnologia pioneira de inteligência
artificial: o sistema Dr. Marvin. Trata-se de um software inovador de análise de contas e auditoria médica que utiliza técnicas de inteligência artificial (IA) para
leitura de prontuários, interpretação de regras de cobrança e verificação de contas.

A instituição é a primeira em todo o estado de Minas Gerais a contar com o Dr. Marvin. A coordenadora da área de faturamento da FSFX, Leila de Lourdes, explica a importância do software. “O sistema permitirá auditar 100% dos nossos prontuários, com leitura precisa de todas as evoluções, sejam médicas ou de enfermagem. A expectativa é que a ferramenta promova ganho de receita de até 5% e reduza as perdas em até 10%”, detalha.

Como funciona

O software Dr. Marvin usa inteligência artificial e conhecimento de contas médicas para realizar, de forma automática, o trabalho que um auditor humano faz quando avalia uma conta, só que em menor tempo. O sistema utiliza o NLP, um processamento de linguagem natural para compreender os textos clínicos do prontuário. Com isso, ele extrai as informações mais importantes do prontuário para verificar as contas e valida se tudo o que está lançado e registrado realmente foi utilizado no atendimento do paciente.

Transparência e agilidade

Com a leitura automática do prontuário, o Hospital Márcio Cunha vai reduzir o tempo e a qualidade do faturamento. “Dessa forma, vamos tornar essa cobrança muito mais rápida e transparente para o nosso cliente. Além disso, promoverá uma troca mais assertiva com as operadoras de planos de saúde”, comenta a analista de faturamento da FSFX, Jéssica Sabrina Marques.

A analista lembra, ainda, que a utilização dessa tecnologia é viável porque o Hospital possui um sistema de prontuário digitalizado. “A Fundação sempre busca inovar com tecnologia, transparência e credibilidade. Hoje temos muitas informações relevantes 100% digitalizadas. Por isso que saímos à frente e começamos a utilizar uma ferramenta tão moderna. Somos a primeira instituição em Minas e um dos poucos hospitais do país a utilizá-la”.

Por enquanto, o sistema Dr. Marvin será utilizado em modelo piloto no Hospital Márcio Cunha e para alguns convênios de saúde. No final do mês, a tecnologia será ampliada para todos os convênios atendidos pela instituição. Até o final do ano, o software será utilizado no Hospital de Cubatão (SP) e no Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo (MG).

 

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade