Search
Close this search box.

Ipatinga sedia evento internacional para prevenção de afogamento de crianças

Ipatinga sedia evento internacional para prevenção de afogamento de crianças
Imagem: Divulgação
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A cidade de Ipatinga será sede da A Maior Aula de Natação do Mundo, evento global que acontece nesta quinta-feira (23) em aproximadamente em 600 locais anfitriões em 49 países durante 24 horas. No Brasil participam 12 locais anfitriões sendo 2 em Minas Gerais, Ipatinga e Sete Lagoas.

No Vale do Aço, a academia Bolha D’água, de Ipatinga, será a única participante e receberá desde bebês até crianças maiores, além de adultos com diferentes níveis de habilidade na água. É a 9° vez que a academia participa do evento. Além da programação com aulas práticas, também terá presença dos bombeiros e salva vidas para dar diversas instruções.

“O intuito é disseminar conceitos importantes de comportamento dentro e em torno da água, tendo como meta ultrapassar e ajudar a somar o maior número de participantes da última edição, podendo colocar Ipatinga mais uma vez no livro dos recordes, além de conscientizar muito mais pessoas da importância do evento”, informa os representantes da academia.

O evento será aberto ao público para visitação à partir das 9 horas. Somente alunos da academia Bolha D’água poderão participar das aulas.

Origem

A Maior Aula de Natação do Mundo surgiu em 2010, nos Estados Unidos, como resultado da união das principais entidades estadunidenses de segurança aquática e treinamento para servir como uma plataforma para ajudar diferentes organizações de prevenção de afogamento, escolas de natação e outras entidades a trabalhar juntas para reduzir a morte por afogamentos em crianças. Desde o começo, mais de 300 mil crianças e adultos participaram das aulas, gerando mais de meio bilhão de impactos na mídia sobre a importância vital de aprender a nadar.

Riscos

De acordo com a organização do evento, em Ipatinga, o afogamento continua ser a causa principal de mortes de crianças entre 1 e 4 anos e a segunda causa de mortes em crianças de até 14 anos. Pesquisas mostram que a participação em aulas formais de natação, com instruções de segurança aquática, pode reduzir o risco de afogamento em até 88%.

O risco está presente em lugares menos óbvios como baldes, vasos sanitários ou no tanque de casa.

“Esse evento nos possibilita alertar e criar consciência na sociedade para a postura preventiva”, salienta a organização.

O evento conta com dois embaixadores: Janet Evans e Rowdy Gaines, medalhistas olímpicos, que se engajaram na causa da prevenção do afogamento infantil e tem ajudado no processo de conscientização da sociedade, por meio de atuação em vídeos e materiais promocionais.

 

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade