Search
Close this search box.

Quinta-feira (19) será o dia mais frio do ano em Ipatinga; saiba mais

Quinta-feira (19) será o dia mais frio do ano em Ipatinga; confira
Imagem Ilustrativa / Reprodução
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A previsão do tempo desta semana aponta que esta quinta-feira (19) será o dia mais frio do ano em Ipatinga. Segundo o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima chegará aos 9° e máxima será de 22°.

A cidade já vem apresentando queda de temperatura nos últimos dias e nesta quarta (18) os termômetros apontaram 12° em algumas partes do município. Na sexta-feira, a mínima será de 10° com máxima de 23°.

A Defesa Civil já havia alertado sobre o clima frio que iria atingir a região, o motivo seria o deslocamento de uma massa de ar frio de origem polar que deve avançar pelo sul e sudeste do Brasil, atingindo regiões como Paraná e São Paulo e chegando em Minas Gerais.

Belo Horizonte bateu recorde de frio no início da manhã desta quarta-feira (18). A capital mineira registrou a temperatura mais baixa para o mês de maio desde o início da série histórica, em 1961.

Os termômetros da Estação Cercadinho, na Região Oeste, marcaram 6,7ºC entre 6h e 7h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sensação térmica no local chegou a -9ºC.

Atenção e prevenção

“O período exige uma atenção especial sobretudo com a população mais vulnerável, como enfermos, população em situação de rua e idosos, além de crianças e animais (que devem ser mantidos em locais aquecidos, preferencialmente com chão forrado). É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar sair no período noturno, quando as temperaturas vão se apresentar mais baixas. Ainda, a atenção deve ser redobrada no trânsito em caso de viagens de madrugada ou à noite, devido à incidência de cerração. Estas são algumas dicas para enfrentar com segurança o período do frio”, recomenda Décio Camargos, secretário da Sescon.

Pessoas em Situação de Rua

Diariamente, a equipe especializada da Assistência Social realiza abordagem a pessoas em situação de rua em praças e viadutos da cidade, dando orientação sobre os serviços de apoio oferecidos pela prefeitura, encaminhando-as – com o seu aceite – para os serviços de atendimento a esse público – o Centro POP e a Casa de Acolhimento Parusia. Contudo, muitos ainda são resistentes à disciplina dos abrigos, preferindo se manter ao relento.

SERVIÇO

A instituição conveniada à Prefeitura de Ipatinga tem capacidade para atender até 50 pessoas por dia. No entanto, em média, recebe apenas 35 e vários aposentos disponíveis ficam vagos.

Na Casa de Acolhimento são fornecidas três refeições por dia para cada pessoa, sendo almoço, jantar e café da manhã. Além das refeições, os usuários têm direito a banho e guarda de pertences.

“Várias pessoas em situação de rua se recusam a ir para a casa de acolhimento por motivos bem claros. Em geral, possuem dificuldades para acessar o serviço por dependência química e resistência à submissão quanto às regras institucionais”, expõe Analu Estevão Vasconcelos, coordenadora da Casa de Acolhimento Parusia.

O serviço de abrigo noturno para a população em situação de rua de Ipatinga fica localizado na avenida João Valentim Pascoal, nº 40, Centro, e funciona todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, sempre a partir de 17h. O telefone de contato é o (31) 3822-3731.

 

Veja mais: Prefeitura de Ipatinga inicia Campanha do Agasalho 2022

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade