Search
Close this search box.

Ipatinga recebe locomotiva em comemoração aos 100 anos da Estação Pedra Mole

Ipatinga recebe locomotiva em comemoração aos 100 anos da Estação Pedra Mole
Divulgação PMI
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Em solenidade realizada no local onde são preservadas as ruínas da edificação histórica, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, recebeu na manhã desta terça-feira (12), das mãos do presidente da Usiminas, Sérgio Leite, a doação de uma locomotiva em comemoração aos 100 anos da Estação Pedra Mole.

A máquina, que operou na área industrial da Usina Intendente Câmara por muitos anos, foi reformada, transportada, e agora compõe o conjunto arquitetônico original em restauração pela siderúrgica, próximo ao ponto onde se encontram os rios Piracicaba e Doce, entre os bairros Cariru e Castelo. O espaço está disponível para visitação às quintas e sextas-feiras das 10h às 15h; sábados das 9h às 16h e aos domingos das 10h às 13h.

“Este é um verdadeiro presente para a nossa população, no ano e no mês em que comemoramos o 58º aniversário de Ipatinga. E a celebração ganha ainda mais significado por coincidir com o centenário da Estação de Pedra Mole, que foi inaugurada em 1º de agosto de 1922 – nada menos do que 42 anos antes da emancipação do município. Queremos agradecer o empenho de todas as pessoas que se sensibilizaram e compreenderam a importância histórica deste local, contribuindo das mais diversas formas para a materialização desse espaço que tão bem expressa a tradição de trabalho da nossa gente. Nossa gratidão, em especial, à Usiminas e ao Ministério Público, que possibilitaram os investimentos para que essa obra fosse desenvolvida”, destacou o chefe do Executivo.

Representando o Ministério Público na cerimônia, o promotor de Justiça da comarca, Rafael Pureza, resumiu sua satisfação com o ato dizendo estar tomado de “felicidade e plenitude rara. Sei o valor do ‘trem’ para o mineiro. Devemos louvar esta iniciativa da Usiminas”, sintetizou, lembrando que exatamente naquele ponto acredita-se que desembarcaram os primeiros bandeirantes que cruzaram a região, “o que nos remete à colonização no interior de Minas Gerais”.

O presidente Sérgio Leite pontuou a preocupação da empresa em valorizar cada vez mais os bens tombados ao patrimônio histórico e cultural de Ipatinga, considerando a Estação de Pedra Mole, o primeiro ponto de embarque de passageiros no então vilarejo que deu origem ao município, “um dos redutos históricos mais ricos da cidade”. Para ele, a locomotiva, que foi usada por mais de 50 anos na Usiminas, “é a cereja do bolo do projeto de restauração do espaço”.

Ipatinga recebe locomotiva em comemoração aos 100 anos da Estação Pedra Mole
Imagem Divulgação PMI

Investimentos

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, e a Usiminas firmaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que resulta no restauro das ruínas da Estação Pedra Mole, na realização de benfeitorias no local e na abertura do bem tombado à visitação pública. Executada desde 2019, a obra foi aprovada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico, envolvendo recursos de cerca de R$ 750 mil, e agora entra numa nova fase, com previsão de abertura de um portal de acesso na rua Itália, no bairro Cariru, e a realização de melhorias na trilha de 650 metros que propicia uma caminhada ecológica pela mata até as ruínas. No caminho e também no local da antiga estação, totens explicativos contarão a história do patrimônio.

Já foi construída uma fachada de estação ferroviária junto às ruínas, que permite ao visitante imaginar o antigo terminal, além de um deck para contemplação da foz do Rio Piracicaba no Rio Doce.

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade