Search
Close this search box.

Cobrança de IPTU em Ipatinga é suspensa

Cobrança de IPTU em Ipatinga é suspensa
Imagem PMI
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes anunciou que a cobrança do IPTU no município está suspensa e que a administração vai apurar incongruências em valores relacionados ao tributo, checando dados de trabalho de geoprocessamento contratado no mandato anterior.

 

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (17), o prefeito Gustavo Nunes (PSL) anunciou que todas as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU/2022 serão suspensas. De acordo com ele, será instaurado um processo administrativo para apuração de incongruências relacionadas aos dados repassados pela empresa de geoprocessamento que foi contratada pela gestão anterior para atualizar o cadastramento dos imóveis no município. Diversas pessoas reclamaram a respeito do valor cobrado neste ano, que apontou um aumento exagerado nas guias.

“Tenho um compromisso com a população de Ipatinga, primamos pela transparência e é minha responsabilidade resguardar direitos individuais e coletivos. Por isso, estou suspendendo todas as cobranças relativas ao IPTU 2022, até que todas as correções em relação aos valores sejam apuradas com exatidão. Após esse processo, as novas guias serão encaminhadas aos municípes”, adiantou o prefeito.

O Procurador municipal, Theóphilo de Araújo, citou que o IPTU é corrigido anualmente pelo INPC (que registrou um acumulado de 10,16% em 2021), explicando que a situação dos imóveis que tiveram índice acima desse valor será reavaliada. Já em relação ao recadastramento realizado em alguns setores da cidade, expôs, trata-se de uma determinação legal do Tribunal de Contas que precisa ser cumprida pelos municípios. No entanto, em Ipatinga o último havia sido realizado no ano de 1998.

“Estamos tratando esse assunto com muita clareza. Vamos fazer uma revisão dos valores da tributação dos imóveis onde a empresa atuou. Após essa revisão, serão estipuladas novas datas de vencimento das guias, seja para pagamento à vista ou em parcelas”, informou.

Já o secretário de Fazenda, Mateus Shinzato, informou que o novo levantamento levará em conta não apenas a metragem do imóvel, mas também o entorno, tempo de construção, número de entradas, melhorias na infraestrutura, entre outros aspectos.

Os bairros que tiveram revisão mais recente das áreas territoriais, em Ipatinga, foram: Horto, Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Bairro das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Jardim Panorama, Ayrton Senna, Esperança, Recanto e Tiradentes.

Mais informações:

CEAT (Central de Atendimento Tributário) – 3829-8049

 

Para mais notícias como “Cobrança de IPTU em Ipatinga é suspensa” clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade