Search
Close this search box.

Prefeitura de Ipatinga define programação para comemoração do Dia Mundial da Água

divulgação
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Com o intuito de promover o Projeto de Educação Ambiental “Águas do Ipanema”, a prefeitura de Ipatinga, realiza durante o mês de março diversas atividades voltadas para a educação ambiental. O tema da campanha é “Águas do Ipanema: protegendo a nascente, cuidando das margens, colhendo os frutos na foz”.

As programações acontecerão no período de 11 a 22 deste mês, e inclui o plantio de mudas, manutenção da mata ciliar do ribeirão Ipanema, limpeza das margens e dinâmica com o Instituto Interagir que mostrará aos alunos das escolas municipais na faixa etária de 8 a 10 anos a técnica de avaliação da qualidade da água com um equipamento próprio (sonda multiparâmetro de qualidade da água).

O planejamento da Secretaria fixa como foco central a celebração do Dia Mundial da Água, 22 de março, data instituída pela ONU em 1992. O objetivo é alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

As atividades em Ipatinga constarão de revitalizações e dinâmicas em diversos pontos de Área de Preservação Permanente (APP) do ribeirão Ipanema; além de palestra aberta a estudantes, conselhos e sociedade civil, com o tema “Monitoramento da qualidade da água do Ribeirão Ipanema e suas nascentes”. Ainda, estão previstas visitas ao circuito rural na região de Tribuna.

A diretora do Departamento de Meio Ambiente do município, Fernanda de Brito, ressalta que essa campanha é de extrema importância para a conscientização de todos, e chama atenção para a Sala Verde “Águas do Ipanema”, implantada na área rural graças a parcerias importantes. “Com o objetivo de incentivar a criação de espaços socioambientais para atuarem como centros de informação e formação ambiental – ela destaca –, a Sala foi instalada na Casa do Congado, tombada como patrimônio cultural, no povoado do Ipaneminha. Para a aproximação da comunidade e sua familiarização com a temática, são promovidas periodicamente algumas atividades específicas, como o turismo pedagógico, projetos, programas educativos, cursos, palestras, oficinas, eventos e encontros”, ressalta a diretora.

 

Cronograma das atividades

10 a 18/03– Revitalizações e dinâmicas em diversos pontos do APP do ribeirão Ipanema, com escolas municipais.

11/03 – 8h30h – Plenário da Câmara Municipal de Ipatinga

– Palestra: Monitoramento da Qualidade da Água do Ribeirão Ipanema e suas Nascentes, por Alessandro de Sá (Instituto Interagir), e Doenças Relacionadas à Qualidade da Água, por Mardeildes Alves Benfica Lopes (bióloga do Demam).

19/03 – 8h30h – Visita ao Circuito Rural Tribuna

– Inscrições: de 14 a 18/03, pelo e-mail demam_sesuma@hotmail.com ou pelo telefone 3829-8079 (WhatsApp), de 12h às 18h.

22/03 – 8h30h – Encerramento das atividades com visita à Sala Verde no Ipaneminha.

 

A Sala Verde é um local que promove atividades sociais e ambientais a fim de conscientizar a sociedade dentro das temáticas dos dias comemorativos, como o Dia da Árvore, Dia do Meio Ambiente e Dia da Água. O público-alvo são os estudantes e professores das escolas municipais.

“Ressaltamos a importância de apresentar a educação ambiental como ferramenta para que crianças e jovens compreendam as relações ecológicas. Capacitar alunos e professores a fim de questionarem e analisarem de forma racional e expressiva as questões socioambientais envolvidas é objetivo da administração municipal local”, ressaltou o secretário da Sesuma, Valter Martins.

COMPARTILHE:

publicidade