Search
Close this search box.

prefeitura de Ipatinga intensifica trabalho de combate a dengue

(Divulgação/ PMI)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A Prefeitura de Ipatinga, continua intensificando as ações de combate à dengue. O calor e as chuvas persistentes são elementos propícios para a procriação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Desde o fim de janeiro, quando foi divulgado o primeiro LIRAa – levantamento para identificar o índice de infestação predial do Aedes aegypti -, Ipatinga disparou o alerta e iniciou atividades intensas de combate às arboviroses. O Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS) reforçou ações nos bairros, diante de situações mais preocupantes verificadas.

No último fim de semana, Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) da Prefeitura de Ipatinga utilizaram o equipamento para aplicação de produto químico nos bueiros, galerias, lotes vagos, construções abandonadas e margens de ribeirinha do bairro Bom Jardim. A atividade já aconteceu também nos bairros Vila Celeste, Bom Retiro, Horto, Bela Vista e Imbaúbas.

O secretário de Saúde de Ipatinga, Cléber de Faria, explica que o município está trabalhando para colocar em prática um novo plano de ação, que tem como prioridade a conscientização da população sobre a necessidade de medidas preventivas no combate ao mosquito. Contudo, continuam ocorrendo as visitas dos agentes, realizando orientação e eliminação de locais com potencial para criadouros.

“O combate ao Aedes aegypti é realizado o ano todo, sem interrupção. O principal objetivo é a eliminação dos criadouros, além da conscientização da comunidade na luta contra o mosquito, pontua o secretário.

Recomendações práticas
– Tampe os tonéis e caixa d’água;
– Mantenha as calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras bem tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas
com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Evite deixar água acumulada na área de serviço ou quintal.

SERVIÇOS
Mais informações podem ser obtidas, dúvidas esclarecidas ou denúncias dirigidas ao Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga, pelos telefones (31) 3829-8383 e 3829-8313.

COMPARTILHE:

publicidade