Search
Close this search box.

Parque Ipanema sedia Festival Paralímpico Loterias Caixa

(Reprodução/ PMI)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Prefeitura será responsável pela gestão do evento, que acontecerá
no próximo sábado (4), em parceria com o Comitê Paralímpico
Brasileiro

No próximo sábado (4),  Ipatinga será uma das dez cidades-sedes mineiras para a realização do Festival Paralímpico promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento acontecerá no Parque Ipanema, principal cartão postal da cidade, de 8h às 12h.

O Festival é destinado a crianças e adolescentes com deficiência e idades entre oito e 17 anos. Assim como na última edição, que aconteceu em 2019 (em 2020 o evento foi suspenso devido à pandemia), a expectativa é que cerca de 7 mil crianças participem, de todo o país. Apenas de Ipatinga, são esperados 150 participantes.

Ao falar de sua expectativa para o evento, o prefeito Gustavo Nunes ressaltou a tradição do município nos esportes: “Ipatinga sempre foi um celeiro de atletas e paradesportistas, nesse sentido, a atual administração também olha com muito carinho para o esporte paralímpico. Tanto que, desde junho, iniciamos no Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro o projeto de Bocha Paralímpica, que veio ampliar e diversificar a oferta já existente do esporte Paralimpico, como o do Basquete em Cadeira de Rodas. Tenho absoluta certeza de que o Festival será um grande sucesso”, destacou.

 

Modalidades escolhidas

Para a realização do Festival, cada sede escolhe três modalidades a serem disputadas. Em Ipatinga, foram escolhidas a Bocha Adaptada, o Vôlei Sentado e o Atletismo Paralímpico.

“Para a escolha das modalidades, levamos em conta a prática e a popularidade de cada modalidade. A bocha foi escolhida por já possuirmos um projeto no município, que acontece no 7 de Outubro e abrange o esporte,  e também por ter um perfil prático amplificado, que pode ser praticado por todos os tipos de alunos dentro da classificação funcional, desde aqueles com limitações mais leves àqueles com um grau mais severo de dificuldade. Já o Vôlei Sentado e o Atletismo Paralímpico estão entre os esportes adaptados mais praticados no planeta e são bastante populares entre os praticantes do desporto adaptado, por isso a escolha”, destacou a coordenadora de Educação Pedagógica do 7 de Outubro, Patrícia Gomes.

Além das atividades desportivas, quem comparecer ao Parque Ipanema no sábado será agraciado com espetáculos de teatro que também estão presentes na programação.

COMPARTILHE:

publicidade