Search
Close this search box.

Ações no Parque Ipanema marcam encerramento da campanha Novembro Azul

(Reprodução/ PMI)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A Prefeitura de Ipatinga encerrou nesta segunda-feira (29) a Campanha Novembro Azul, que chama a atenção da população masculina para a prevenção ao câncer de próstata. As ações aconteceram no galpão principal do Parque Ipanema e contaram com a participação de diversas pessoas, principalmente homens que fazem parte dos grupos de apoio das Unidades de Saúde.

O evento foi uma iniciativa do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde. Durante a programação, o médico Leonardo Ennes, referência técnica da unidade, falou sobre a importância da saúde dos homens e como a prevenção pode levar a uma vida saudável.

Segundo ele, a adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir agravos evitáveis. Outro importante fator, acrescentou, é a identificação precoce de doenças, o que aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens, explicou.

“É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida”, destacou o médico.

 

Acompanhamento

Um exemplo de superação e que deve ser seguido por todos é o do senhor Altamiro da Silva Lage, que descobriu a doença há dez anos, se submeteu a uma cirurgia para retirada do tumor e, desde então, faz tratamento e acompanhamentos regulares. “Antes eu fazia acompanhamento mensal, depois trimestral e hoje, graças a Deus, faço meu controle anual”.

De acordo com especialistas em saúde, a realização de exames preventivos de rotina é recomendada a partir dos 45 anos, quando há histórico da doença na família e para os afrodescendentes. Nos demais casos, a partir de 50 anos. Anualmente, é recomendada a realização dos exames de PSA, para verificar eventual alteração da próstata, e de toque, para sentir se realmente há um problema no órgão.

 

Abordagem e testes

Durante o evento desta segunda-feira, diversos cidadãos foram abordados para receberem informações sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata e também para se submeterem a aferição de pressão arterial. Houve, ainda, a presença de educadores físicos, que orientaram quanto à importância da atividade física.

COMPARTILHE:

publicidade