Search
Close this search box.

Prefeito Gustavo Nunes oficializa implantação da “Lei do Sinal Vermelho”

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Ato simbólico no Parque Ipanema marca início de
campanha de proteção às mulheres contra a violência

Para marcar o início da campanha do “Sinal Vermelho” no município, a  Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Assistência Social (SMAS), promoveu na tarde desta quinta-feira (25), no Parque Ipanema, a assinatura simbólica da Lei  nº 4.160/21, já sancionada pelo Executivo e originária de proposta da vereadora Cecília Ferramenta. O instrumento legal, aprovado no plenário da Câmara,  estabelece códigos de proteção a mulheres vítimas de violência.

Para propagar em segmentos estratégicos o conteúdo da lei, em 10 de novembro a Administração municipal promoveu uma capacitação voltada para as farmácias e farmacêuticos acerca do código, que contou também com a presença da gestora do grupo de trabalho de mulheres do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), Gisele Leal, e representantes das Polícias Militar e Civil.

O prefeito Gustavo Nunes ressaltou a importância da campanha para o município. “Desde o início do nosso mandato, em janeiro, a violência contra a mulher foi um assunto amplamente discutido, pois é algo inconcebível. Quando chegou às nossas mãos o PL sobre o ‘Sinal Vermelho’, fizemos questão de sancioná-lo rapidamente. Para mim é um prazer fazer esta assinatura simbólica que marca o pontapé inicial da campanha em nosso município. A violência doméstica tem que ser erradicada o quanto antes”, destacou o chefe do Executivo.

A secretária de Assistência Social, Jany Mara Bartolomeu, ponderou: “Nós, da SMAS, sempre estivemos atentos à questão da violência doméstica, que infelizmente ainda é bastante recorrente. Como a Administração Gustavo Nunes sempre esteve sensível à causa, apoiamos desde o primeiro momento o projeto de lei sobre o assunto. Para dar o pontapé inicial nas ações, nos reunimos com os profissionais de farmácia no último dia 9 para prepará-los, já que eles são peças importantes numa ampla rede de apoio contra algo que ainda nos incomoda muito e apavora. Hoje, com a assinatura simbólica, marcamos o início efetivo da campanha e esperamos em breve erradicar de vez do nosso meio este tipo de agressão”, disse.

Ação conscientizatória

Além do ato simbólico no Parque Ipanema, a SMAS, em conjunto com a Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), promoveu na manhã desta quinta uma panfletagem na rotatória entre os bairros Canaã e Cidade Nobre a fim de conscientizar a população acerca dos tipos de violência existentes.

“Para alertar a população, fizemos hoje uma ação conscientizatória, pela manhã, em um ponto de grande movimentação da cidade. A multiplicação da informação é fundamental. Com o ‘Sinal Vermelho’, as mulheres têm uma forma específica de se comunicar, denunciando a ação dos agressores”, enfatizou a  gerente de Políticas Públicas Contra as Mulheres, Tatiane Faria.

 O que é o Código Sinal Vermelho? 

O Código Sinal Vermelho é uma forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência, em especial doméstica e familiar. Utiliza-se na mão um X vermelho, usado principalmente quando há privação de liberdade e cárcere privado.

A ideia é que o sinal seja usado principalmente nas farmácias, por ser este um local a que muitas vítimas geralmente recorrem e também frequentam, algumas vezes acompanhadas até mesmo do próprio agressor.

Para ser identificada, a vítima irá ao estabelecimento e dirá a palavra ‘Sinal Vermelho’ ou sinalizará com a mão com um X no centro. O atendente, assim que identificar o pedido de socorro, deverá coletar o nome completo, endereço e telefone e ligar imediatamente para a polícia, usando o telefone 190.

COMPARTILHE:

publicidade