Search
Close this search box.

Ipatinga flexibiliza uso de máscara em local aberto

(Divulgação/PMI)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Com o avanço da imunização contra a Covid-19 e o declínio constante e consistente dos casos de contaminação e óbitos, algumas regras de prevenção e proteção sanitárias começam a ser abrandadas no município.

Ao atingir a marca de mais de 70% dos moradores e trabalhadores locais alcançados com duas doses ou doses únicas de vacinas, a Prefeitura publicou nesta terça-feira (16) o decreto 9.862, que revoga os decretos anteriores e passa a flexibilizar o uso de máscara em locais abertos. O acessório continua sendo obrigatório no transporte público coletivo, transporte individual de passageiros por aplicativo ou por meio de táxi, além de estabelecimentos comerciais, indústrias e áreas comuns de condomínios.

Segundo o titular da Secretaria de Saúde, Cléber de Faria, atualmente o município se encontra em um cenário de baixo risco de contaminação de Covid-19, graças à agilidade na aplicação das vacinas e às medidas assertivas adotadas pela administração no enfrentamento da pandemia.

“A flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos é motivo de comemoração. Mais de um ano e meio após o decreto de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia, esta medida representa um importante salto para vencermos o vírus e voltarmos à normalidade o mais rápido possível”, comentou o secretário.

Para definir as medidas de flexibilização, a Secretaria de Saúde realizou um estudo aprofundado em relação à queda do número de casos de contaminação. Porém, especialistas da área advertem que ainda é preciso tomar certos cuidados, já que o vírus continua circulando em diversos ambientes. A situação é de relativa estabilidade, diante do avanço da vacinação e com o reforço da terceira dose para públicos determinados.

 

VACINÔMETRO

O balanço da tarde desta terça-feira (16) apontou nada menos do que 348.622 doses de vacinas aplicadas no município, sendo 186.980 da primeira dose e outras 146.649 da segunda dose ou dose única. Há, ainda, mais 14.992 doses de re

COMPARTILHE:

publicidade