Ipatinga realiza exposição integrada à programação nacional da Primavera dos Museus

 Ipatinga realiza exposição integrada à programação nacional da Primavera dos Museus

(Divulgação/PMI)

Artista ipatinguense expõe trabalhos na Estação Memória Zeza Souto durante todo o mês de setembro e visitação é gratuita

Graças às bem-sucedidas estratégias da gestão atual na área de saúde, que possibilitaram um ambiente mais favorável em relação aos números da pandemia de Covid-19, a Estação Memória Zeza Souto, no Centro de Ipatinga, tombada ao patrimônio histórico-artístico-cultural da cidade e reconhecida como Museu Municipal, vem recebendo visitas presenciais, com observância de normas sanitárias.

Em relação ao número de habitantes, Ipatinga se mantém na vanguarda da vacinação contra o coronavírus entre as dez cidades mais populosas de Minas Gerais, além de se destacar no Estado pela agilidade na evolução da imunização por faixa etária, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Assim é que vão sendo retomadas gradativamente as programações com comparecimento de público, como as dos segmentos das artes e dos esportes, ainda que com capacidade restrita.

O titular da Semcel – Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Alessandro Máximo, salienta que “o Governo valoriza e incentiva a Cultura, sendo imprescindível o reconhecimento de artistas regionais em nossos espaços culturais e educativos. Por isso a gestão atual não irá medir esforços para o engajamento comunitário e incentivo à Cultura na cidade”, pontuou.

 

Exposição

A Estação Memória Zeza Souto, durante todo o mês de setembro, sedia uma exposição da artista Leigh Alves, com objetos feitos a partir do papel machê. A exposição apresenta esculturas, objetos,  acessórios, molduras, enfeites e diversas outras obras artísticas, todas feitas artesanalmente com uso da técnica.

A artista conta que a ideia de expor suas criações surgiu a partir de incentivos de pessoas que admiram seu trabalho. Leigh Alves é moradora de Ipatinga e revela que desde criança vem exercitando suas habilidades, tendo encontrado em diversas formas de manifestação artística os meios de sustento na vida adulta.

 

15ª Primavera dos Museus

A exposição faz parte da 15ª Primavera dos Museus, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em todo território nacional com a temática “Museus: Perdas e Recomeços”. A proposta é uma reflexão sobre o impacto que a pandemia da Covid-19 ocasionou nas ramificações da sociedade, não somente em nosso presente, mas em nossas memórias e em nosso futuro.

Dentro da programação, além da exposição haverá uma ‘live’ na próxima segunda-feira (20/9), às 15 horas, transmitida no Instagram da Prefeitura de Ipatinga, intitulada “Educação Museal e Educação Para o Patrimônio: Conhecendo e Se Reconhecendo na História”. Ainda, está sendo disponibilizado o vídeo “Revisitando a Obra e a Vida de Camila Oliveira”, pelo Instagram da Estação Memória Zeza Souto.

A exposição da artista Leigh Alves está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, na rua Belo Horizonte, 272 – Centro de Ipatinga. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3829-8060.

Publicações relacionadas

X