Controle de Zoonoses da PMI disponibiliza animais para adoção responsável

 Controle de Zoonoses da PMI disponibiliza animais para adoção responsável

(Divulgação/Prefeitura de Ipatinga)

Sob condições especiais, após aprovação em entrevista, cães e gatos são liberados com castração e vacinas para os adotantes.

Cães e gatos estão disponíveis para adoção por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Ipatinga, na Seção de Controle de Zoonoses (SCZ), que funciona no pátio da Suplan (avenida Simon Bolívar, 713), no bairro Cidade Nobre. Tratam-se de animais que foram recolhidos por se encontrarem em situação de abandono, tendo sido vítimas de maus-tratos ou por estarem perdidos, entre outros motivos, explica Eliane Oliveira Garção Lana, diretora do departamento.

A Seção de Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h. Os interessados em adotar devem manifestar interesse e enviar documentação ao e-mail [email protected], não sendo necessário levar pessoalmente. Na primeira etapa do processo, é exigida identificação por meio de xerox de  identidade, CPF, comprovante de endereço atual e dados dos animais que a pessoa já possui em casa, se for o caso.  Nesse momento são verificados os indicadores epidemiológicos do local/residência onde o animal será acolhido, como taxa de leishmaniose e esporotricose, entre outros indicadores.

Para adotar um pet, antes de mais nada é necessário ser maior de 21 anos e ser aprovado em entrevista pela veterinária responsável.

Vencida a primeira etapa, os responsáveis pelo processo de adoção na SCZ apresentam aos interessados, por meio de fotos e vídeos, os animais que possuem perfil para família. Esta fase segue o critério cautelar de avaliar o perfil do animal com a futura família. Por exemplo, uma pessoa idosa costuma se adaptar melhor a um cão com nível de energia mais baixo, explica a SCZ.

A terceira e última etapa do procedimento é a entrega do animal na residência do adotante, com a subsequente assinatura do termo de adoção. É transferida então a responsabilidade legal do animal – da Prefeitura para o adotante.

“As adoções são monitoradas em um procedimento chamado de pós-adoção, que consiste no contato com a família para  receber notícias do animal”, explica Eliane.

Adoção Responsável

A Seção de Controle de Zoonoses esclarece que os animais passam por avaliação clínica, sendo analisadas as condições de saúde para serem liberados para adoção. Entretanto, os responsáveis pelo serviço alertam os interessados de que antes de decidirem pela adoção tomem conhecimento dos cuidados básicos exigidos, tais como higiene, alimentação e disponibilidade para dispensar a devida atenção.

Vale lembrar que o setor ainda não possui uma estrutura própria para visitação de animais, sendo que eles são entregues diretamente na residência do adotante, após cumpridos os requisitos. As vacinas e castração dos animais da SCZ são doadas por ONG da cidade.

Animais saudáveis e e castrados

Os gatos são entregues com a primeira dose de vacina tríplice, devendo o tutor completar o esquema de vacinação em serviço particular.

Os cães são entregues vacinados com a vacina óctupla e teste negativo para leishmaniose, devendo o tutor fazer uso de método de prevenção pelo resto da vida do animal, para que ele permaneça negativo, assim como fornecer a vacinação anual.

Para outras informações, o telefone do Centro de Controle de Zoonoze é o (31) 3829-8313.

Publicações relacionadas

X