Search
Close this search box.

Ipatinga comemora 55 anos da Biblioteca Pública Municipal

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, de Ipatinga, completa 55 anos no próximo domingo (9). Isso faz dela a mais antiga do gênero na cidade e a primeira unidade de serviços culturais do município, criada pela Lei nº 12, de 9 de maio de 1966.

Devido às normativas do Decreto Municipal de Combate à Covid-19, não haverá comemorações. Porém, como forma de reconhecimento, a Semcel – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer anuncia que as pessoas que comparecerem à unidade durante esse mês serão beneficiadas gratuitamente com um áudio-livro, além de poder usufruir de diversos outros serviços, como:

  • Laboratório de informática para pesquisas
  • Acesso à plataforma e acervo digital Toca-Livros por meio do site da Prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br)
  • Cursos de formação profissional nas áreas de tecnologia, educação, gestão e cultura, em parceria com a instituição Recode
  • Exposição em galeria de arte
  • Mais de 50 mil livros para empréstimos gratuitos

 

Acervo Digital

A Biblioteca Pública Municipal ‘Zumbi dos Palmares’ tem a fundação oficializada pela Lei n° 12, de 9 de maio de 1966. Seu acervo é composto por obras literárias, enciclopédias, livros didáticos e paradidáticos, obras que englobam diversas áreas do conhecimento como Exatas, Ciências Humanas, Artes, Ciências Sociais, entre outras.

Também estão disponibilizados para a população exemplares de escritores regionais, literatura em braile, uma seção especial com livros infantis (Gibiteca), obras estrangeiras e alguns periódicos.

 

É importante salientar que, em sua maioria, os exemplares existentes na biblioteca são doações realizadas pela população. De acordo com dados fornecidos pela Semcel, a Biblioteca Municipal tem hoje 10 mil usuários cadastrados.

 

A biblioteca possui um acervo de cerca de 50 mil livros. O fluxo de frequentadores gera aproximadamente 1.000 empréstimos de livros mensais.

Muitas pessoas ainda desconhecem os serviços prestados por ela, os quais são gratuitos e de direito de todos, sem distinção alguma. Para ter acesso à plataforma Digital basta acessar o site da Prefeitura Municipal, no link https://www.ipatinga.mg.gov.br.

 

O público atendido é bem diverso, de crianças a idosos, de ambos os sexos, sendo predominantes as pessoas de baixa renda e, portanto, a biblioteca cumpre importante política de acessibilidade, formação cultural e educacional.

Como se tornar sócio

Gledson Pagung, diretor de Cultura, faz um chamamento para que as pessoas possam conhecer os serviços ofertados pela Biblioteca e explica como se filiar: “Para ser sócio o leitor deve preencher alguns requisitos, como ser residente em Ipatinga, Região Metropolitana do Vale do Aço ou municípios próximos que comprovem vínculo com Ipatinga. Além deste comprovante de residência, ele deve apresentar RG ou certidão de nascimento e uma foto 3×4. Quem desejar obter o empréstimo domiciliar precisa fazer a carteirinha de sócio”.

O prazo de empréstimo dos livros é de 14 dias. O cadastro é simples e rápido. A Biblioteca fica localizada na rua Mariana, 119 – Centro. O horário de funcionamento é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Centro Cultural Municipal

O prédio que hoje acomoda a Biblioteca Zumbi dos Palmares está em reforma e irá acolher o Centro Cultural Municipal de Ipatinga, é uma iniciativa da Administração Municipal para valorizar a cultura local e ampliar os atendimentos à comunidade.

No local, que já está sendo estruturado para a nova finalidade, estarão reunidas três importantes unidades de formação artística e fruição cultural: além da Biblioteca, o edifício abrigará a Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (EMAC) e a Escola Municipal de Canto e Música Tenente Oswaldo Machado – (Escola TOM).

COMPARTILHE:

publicidade