Confira detalhadamente o decreto que reabre bares e shoppings em Ipatinga

 Confira detalhadamente o decreto que reabre bares e shoppings em Ipatinga

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, autorizou ontem (18) a reabertura dos bares, restaurantes, lanchonetes e dos shoppings centers a partir desta quarta-feira (19), para o atendimento presencial.

As lanchonetes estão autorizadas a funcionar de 6h da manhã às 21h, já os bares e restaurantes podem atender seus clientes a partir de 10h até às 23h, todos os dias. Já o Shopping Vale do Aço poderá funcionar de 12h até 21h, mantendo as mesmas regras validadas para as atividades do comércio de rua, de segunda a sexta. Uma das limitações, nos dias especificados, é em relação à praça de alimentação, que deverá ter apenas 50% de suas mesas no espaço que lhe é reservado.

De acordo com o prefeito, as flexibilizações aconteceram devido ao documento que a PMI encaminhou juntamente ao governo estadual, solicitando que o Comitê responsável pelo monitoramento dos números de contaminação pela Covid-19, julgue o controle da pandemia segundo dados relativos ao município de maneira isolada. Outro fator que contribuiu para a reabertura destes segmentos foi a publicação da Deliberação nº 78 que tira a obrigação dos municípios em aderirem ao programa Minas Consciente ou a Deliberação nº17.

Números positivos

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta terça-feira (18), ao Executivo, uma série de números positivos no combate à Covid-19, e foram estes dados os principais instrumentos para a tomada de decisão.

A taxa de transmissibilidade, que já esteve em 1,99 no pico da pandemia, no mês de julho, recuou para 0,96, e ela se mantém abaixo de 1 há nada menos que três semanas consecutivas.

A média de ocupação de leitos UTI/Covid/SUS, levando em conta apenas os pacientes munícipes, se mantém numa média abaixo de 

50%, e a de Enfermaria, considerando o mesmo critério, abaixo de 40%. Nesta terça-feira, entre os internados nos leitos de UTI/Covid/SUS no município, havia 17 pacientes de outras cidades e apenas 18 de Ipatinga.

Ainda conforme demonstrou a Secretaria Municipal de Saúde, vem caindo significativamente, na cidade, a taxa de letalidade, assim como os números diários e semanais de novos casos confirmados. A velocidade da contaminação também desacelerou.

Desde o pico da pandemia no município, entre 28 de junho e 4 de julho, há queda na média móvel de casos ativos. Ela se apresenta estável há 14 dias e registra redução há nada menos que sete semanas, mostraram os técnicos.

 

 

Publicações relacionadas

X