Prefeitura de Ipatinga aplica teste de Covid em servidores da Câmara

 Prefeitura de Ipatinga aplica teste de Covid em servidores da Câmara

“Os servidores desta casa estão extremamente agradecidos pela preocupação e também pela iniciativa da Prefeitura de Ipatinga de aplicar os testes rápidos em todos os funcionários. Trabalhamos diretamente com o público, e essa iniciativa de prevenção é de extrema importância quando se trata de Coronavírus”.

As palavras de satisfação e reconhecimento são do servidor público da Câmara Municipal, e também presidente da Associação dos Servidores do Legislativo de Ipatinga, Marcos Correia de Sousa.

Nesta quarta-feira (15), cerca de 340 servidores públicos do prédio do Legislativo, entre terceirizados, comissionados e de carreira, passaram pelo teste rápido para checagem de possível contaminação pelo Coronavírus.

O objetivo da ação é identificar com mais exatidão o nível de circulação da Covid-19 na cidade e também os eventuais focos de contágio da doença.

Para a realização do teste rápido, é recolhida uma amostra de sangue, e o resultado pode ser verificado poucos minutos após a coleta do material.

A mobilização da força-tarefa para testagem de um amplo grupo de profissionais, em segmentos diversos, só está sendo possível após o município adquirir 10.000 kits de testes rápidos para detecção do Coronavírus. Os testes estão sendo usados para checagem das condições físicas de pessoas principalmente entre membros das forças de segurança e saúde e profissionais da linha de frente no combate à Covid-19, além de servidores municipais. Também estão sendo priorizadas pessoas abrigadas em asilos.

Sanitização

A exemplo de diversos locais públicos e repartições que passaram por sanitização, o Executivo de Ipatinga também anunciou que pretende realizar a higienização do prédio do Legislativo.

Um oficio foi enviado à Secretaria Geral do Legislativo, solicitando a liberação para realização do trabalho. Após a liberação, uma data será agendada para execução da sanitização.

Em um primeiro momento é feita a lavagem dos locais com o composto químico “hipoclorito de sódio”, popularmente conhecido como água sanitária. Porém, para o caso específico de desinfecção no combate ao Coronavírus, a concentração do produto é superior àquela comumente comercializada no mercado. Em seguida é utilizado o hidróxido de amônia, que tem durabilidade e eficácia de limpeza e desinfecção de até sete dias no ambiente.

O produto utilizado na higienização, capaz de matar vírus e bactérias, inclusive o Conoravírus, pode causar danos a vestimentas em caso de contato com o material.

Testagem

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, frisa que a Administração, desde que adquiriu a remessa de mais de 10 mil kits de testes rápidos, tem realizado a testagem de alguns profissionais da linha de frente, assintomáticos, que realizam atendimento ao público.

“Com a Câmara, não poderia ser diferente. Tenho um carinho enorme pelos servidores da casa, que por muitos anos também foi meu local de trabalho. Já estávamos realizando a testagem em diversos profissionais assintomáticos da área da saúde, segurança pública e também de asilos e entidades que trabalham com crianças e adolescentes. Recebemos o pedido do líder de Governo, que juntamente com a base, solicitou a testagem no Legislativo. E, de pronto, nós atendemos a demanda. Não existe bandeira para o combate da Covid-19. Essa é uma causa em que o mundo inteiro precisa lutar junto”, declarou o chefe do Executivo.

Nardyello lembrou que Ipatinga hoje é uma das cidades de Brasil que mais realiza testes para identificação da Covid-19.  “Seja teste rápido, RT-PCR ou outro tipo de exame, a cidade de Ipatinga já realizou até o momento quase 15 mil testes para checagem de casos de Covid-19. Isso significa que hoje o município vem conseguindo trabalhar com um mapa real dos números de infectados. Não me canso de falar que a cidade de Ipatinga não irá pecar por omissão. Vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para o combate do vírus”, concluiu o prefeito.

Publicações relacionadas

X