Vídeo denuncia supostos erros nos testes rápidos de Covid-19 em Ipatinga

 Vídeo denuncia supostos erros nos testes rápidos de Covid-19 em Ipatinga

O influenciador ipatinguense Rogério Alves postou em suas redes sociais nesta segunda-feira (6), um vídeo onde denuncia supostas falhas na aplicação dos testes rápidos da Covid-19 no município. 

De acordo com a publicação, o empreendedor do ramo de eventos coletou o testemunho de pessoas que fizeram o teste rápido da prefeitura de Ipatinga e deram positivo para o novo coronavírus. Porém, após procurarem laboratórios particulares, os resultados constaram como negativo.

Segundo o relato de Alex, ele procurou a Unidade Básica de Saúde do bairro Parque das Águas onde após uma triagem, foi afastado de suas atividades por suspeita de coronavírus. 

Em seguida, ele e sua esposa procuraram um laboratório particular, haja vista que a esposa de Alex não podia fazer o teste da PMI, uma vez que apenas o homem era suspeito de Covid-19. Dias após o procedimento, o resultado do teste particular dela foi negativo.

11 dias após a ida de Alex até a UBS e também do teste da esposa, os profissionais da Saúde do município foram até a casa do suspeito. Depois da aplicação do teste rápido, o resultado positivo para o vírus surpreendeu a testemunha. 

Ressabiado pelo resultado do exame em comparação com sua mulher, Alex procurou um laboratório particular, cujo o resultado, desta vez, acusou como negativo para a doença. No vídeo, ele lamenta pela confusão e aconselha a comunidade a não procurarem o serviço público. 

“Então pessoal, se você tem um plano de saúde ou tem condição para fazer um exame mais específico, faça. Porque fazer o teste rápido da prefeitura causou um abalo grande na minha família. Mas, acima de tudo, previna-se”, alertou.

O que diz a Prefeitura de Ipatinga

De acordo com nota enviada pela Prefeitura de Ipatinga, “muito se questiona sobre a eficácia e eficiência dos resultados dos testes rápidos atualmente realizados em todo o país. Em recente pesquisa realizada pelo Programa de Avaliação de Kits de Diagnóstico para Covid-19, composto por grandes laboratórios com atendimento hospitalar, o tipo de teste rápido utilizado pelo município de Ipatinga obteve o melhor resultado para identificar e especificar anticorpos para o Coronavírus”.

A PMI continua dizendo que “o teste rápido, quando realizado, tem o objetivo de medir a reação do organismo à presença do vírus. Algumas pessoas irão produzir quantidade maior de anticorpos e, outras, menor, o que irá influenciar no resultado: quanto maior o número de anticorpos, maior é a chance de um resultado ser fiel”.

No fim da nota, a assessoria de comunicação do município explica que “diversos fatores influenciam os testes, tais como a sensibilidade e especificidade, além da condição do paciente. Resultados negativos indicam que o paciente não tem anticorpos contra a Covid-19. Já os resultados positivos indicam que a pessoa teve contato recente com o vírus ou que já teve a Covid-19 e está se recuperando ou já se recuperou, uma vez que indicam a presença de anticorpos”.

 

Publicações relacionadas

X