Comércio de Ipatinga pode reabrir na próxima quarta-feira de 8h às 18h

 Comércio de Ipatinga pode reabrir na próxima quarta-feira de 8h às 18h

Em entrevista coletiva realizada no começo da tarde desta quarta-feira (10), na sede da prefeitura de Ipatinga, o prefeito Nardyello Rocha deu um balanço do atual cenário da cidade em face do enfrentamento contra o novo Coronavirus.

Mesmo diante da situação delicada que envolve a alta taxa de leitos de UTI SUS ocupados, o chefe do Executivo afastou a possibilidade de um lockdown no município.

“O índice de contaminação de 1.99 para 1.4, o índice de velocidade da propagação do vírus de 3,7 para 1,34 e a queda de 18% para 10% o índice de crescimento de um dia para o outro afastam um risco de lockdown neste momento”, declara o prefeito.

Nardyello Rocha declarou ainda que uma nova reunião marcada para a próxima terça-feira (16), com o Comitê Gestor de Crise do município, pode definir o retorno das atividades comerciais consideradas não essenciais já para a próxima quarta (17). Caso o comércio retorne será no horário de 8h às 18h, de segunda a sexta, e de 8h às 14h n sábado.

Leitos e respiradores

Apesar de Ipatinga estar há cinco dias seguidos com 100% de ocupação dos leitos de UTI, o prefeito da cidade demonstrou otimismo no que tange ao auxílio que o hospital de retaguarda pode dar no tratamento dos infectados pelo novo coronavírus.

“Dois fatos novos estão nos deixando também numa expectativa positiva: ontem, representante do governo do estado afirmaram que vão trazer 10 respiradores para a cidade de Ipatinga. Nós também vamos licitar em pregão eletrônico a compra de dez respiradores. Os valores apresentados giram em torno de R$ 180 mil reais”, explica.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem, Ipatinga conta até o momento com 30 leitos de UTI-SUS ocupados, o que representa a totalidade dos leitos existentes; já a enfermaria Covid SUS conta 65 pacientes em tratamento, representando uma taxa de ocupação de 63%.

Publicações relacionadas

X