Ipatinga: “Faixa Azul” funciona normalmente mesmo em dias de comércio com portas fechadas

 Ipatinga: “Faixa Azul” funciona normalmente mesmo em dias de comércio com portas fechadas

Apesar das medidas de restrição do comércio adotadas pela PMI, funcionando para o atendimento presencial apenas nas segundas, quartas e sextas, outros serviços existentes no município continuam operando dentro da normalidade; a exemplo do estacionamento rotativo.

A pedido dos internautas do Portal MaisVip, nossa equipe procurou a administração de Ipatinga para tirar as dúvidas a respeito do funcionamento da “Faixa Azul” em tempos de mitigação do comércio. A grande reclamação dos leitores é de que a concessionária responsável pelo serviço e o poder público poderiam, também, flexibilizar as cobranças pelos estacionamentos nos dias em que o comércio presencial tem suas atividades restringidas.

Em comunicado enviado para o Portal MaisVip, a prefeitura explica que a “Faixa Azul” é um instrumento regulamentado por lei. Também se posiciona de que é não aconselhável que motoristas e pedestres circulem nas ruas nos dias em que o comércio não essencial tem suas portas fechadas, e o instrumento ajuda a prestar esse papel. Por fim, reiterou que estabelecimentos considerados essenciais possuem estacionamentos privados, sem custos para os usuários.

Leia abaixo a nota na íntegra:

A Administração municipal de Ipatinga esclarece que o sistema de controle de vagas de estacionamento dentro das áreas demarcadas como ‘Zona Azul’ se trata de instrumento regulamentado por lei, com regras bem definidas para cumprimento tanto pelo poder público quanto pela concessionária dos serviços, nos termos do processo licitatório realizado.

É importante observar que inúmeros segmentos de comércio funcionam, neste período de pandemia, em dias e horários limitados por decreto, exatamente por ser desaconselhada uma maior movimentação de pessoas pelas ruas.

E, note-se ainda: setores considerados essenciais, como supermercados e farmácias, têm locais específicos para acomodação de veículos, sem custos para os usuários.

Além disso, deve-se ressaltar que há 15 minutos de tolerância para permanência nas vagas convencionais, e o município ainda garante gratuidade de vagas específicas para idosos e deficientes físicos, em caso de necessidade de utilização do ‘Zona Azul’.

Publicações relacionadas

X