URGENTE: avanço do coronavírus preocupa, e reunião hoje pode fechar o comércio em Ipatinga

 URGENTE: avanço do coronavírus preocupa, e reunião hoje pode fechar o comércio em Ipatinga

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (26), na sede da Prefeitura de Ipatinga, o prefeito Nardyello Rocha se pronunciou sobre a situação preocupante que o município passa, no que toca ao aumento exponencial do número de casos do novo coronavírus. Ontem (25), a cidade registrou o primeiro óbito pela doença.

De acordo com o prefeito, o número de testados como positivo para o Covid-19 por milhão de habitantes que Ipatinga possui atualmente, coloca a cidade classificação de risco altíssimo. 

“Neste momento estamos com 144 casos (até o 12h). Estamos chegando a 551 por milhão de habitante. Se nós pegarmos esse número, Ipatinga tem 261 mil habitantes, e projetarmos para uma cidade com 1 milhão de habitantes, nós chegaríamos a 551 casos. Isso coloca o município num grupo de risco muito alto”, explica.

Leitos de UTI

Conforme Nardyello, 83% dos leitos de UTI destinados para o tratamento de Covid-19 estão ocupados e 89% das enfermarias. Essa situação de calamidade, de acordo com o chefe do Executivo, fará com que a administração municipal antecipe em pelo menos 20 dias a implantação do hospital de campanha, que será na Escola Estadual Canuta Rosa de Oliveira Barbosa, no bairro Cidade Nobre. 

“Levando em conta que é um hospital de apoio, porque não existe respiradores, Ipatinga conseguiu comprar 10 ventiladores que na verdade não são respiradores, mas é algo que será muito útil para conseguirmos ampliar o nosso número de UTI”. 

No comunicado, o prefeito afirmou que “não existe mais o respirador pra vender e o governo do estado também não enviou nenhum para a cidade de Ipatinga. Semana passada, tinha a previsão de chegar 3 respiradores que, segundo a Polícia Militar, foram recuperados pelo estado mas ainda não chegou. Nossa previsão é de que nos próximos dias nós ampliaremos de 16 leitos Covid-19 para 40”, conta.

Comércio

Outro tema tocado durante a entrevista coletiva, foi a situação das atividades comerciais diante do cenário calamitoso vivido por Ipatinga. Segundo Nardyello Rocha, o poder público irá se reunir com representantes do Comitê Gestor de Crise da cidade ainda nesta terça (26), para definir medidas que tentem amenizar o avanço do quadro de doentes pelo novo coronavírus.

“Esses números vão ser levados ao nosso Comitê e as decisões de Ipatinga são sempre tomadas em conjunto, mas os números são claros e eles cresceram de uma forma que se algo muito positivo a nível de contenção da curva não for feito, nós estamos caminhando até mesmo para a possibilidade de um lockdown”, aponta.

Publicações relacionadas

X