Pílula contra ressaca começa a ser vendida; entenda como funciona
Prefeitura de Ipatinga planeja aulas remotas para escolas da rede pública

Em meio às consequências da pandemia do novo coronavírus, como fechamento de escolas e as recomendações de isolamento social, principalmente para professores, alunos e familiares, como medidas de enfrentamento e controle da doença, a Prefeitura de Ipatinga intensifica estudos e trabalhos para viabilizar a retomada das atividades escolares da rede pública municipal de maneira remota.
A medida é uma alternativa para minimizar os impactos ao ano letivo dos alunos. Ontem (13), o Ministério da Educação prorrogou por mais 30 dias a autorização para as instituições de ensino substituírem as disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que já estavam em andamento. A regra começa a valer nesta sexta-feira (15), e a prorrogação vai até 16 de junho.
“Nesse sentido, e sempre alinhada às decisões do Comitê Gestor de Crise de Ipatinga, a Secretaria Municipal de Educação tem mobilizado equipes nas últimas semanas para se reestruturar e voltar da melhor maneira possível, assim que formos autorizados”, explica a secretária da pasta, Eva Sônia Rodrigues.
O primeiro passo já foi dado. Em abril, além de antecipar o recesso escolar de julho, o município lançou a plataforma “Estude em Casa”. Disponível para os alunos do Ensino Fundamental, o espaço virtual possui materiais didáticos, atividades, vídeos e outros instrumentos pedagógicos digitais sintonizados com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), suprindo o tempo de forma educativa.
Agora, a plataforma “Estude em Casa” poderá ofertar também o conteúdo reformulado e exigido pelo calendário letivo para cada série. Para isso, o segundo passo necessário, já em andamento, é o mapeamento dos estudantes que possuem acesso, ou não, a computador e internet em casa. O resultado deste levantamento servirá de base para o terceiro passo, que é a impressão e entrega em mãos das mesmas atividades para quem não tem como estudar em casa pela internet.
Planejamento e aprovação
A estratégia de atividades remotas da Secretaria Municipal de Educação será ainda debatida e aprimorada nas discussões com os diretores das quarenta e duas escolas do município, convocados para um encontro na próxima terça (19). Para evitar aglomeração de pessoas e prevenir contra a covid-19, o dirigentes serão divididos em três turmas, ao longo do dia, no Centro de Formação Pedagógica (Cenfop), no bairro Canaã.
A proposta final do plano para aulas remotas será apresentada ao Conselho Municipal de Educação, em reunião marcada para o próximo dia 27. Se aprovada, a modalidade pode ser iniciada em junho.