Prefeitura de Ipatinga cria ‘Portal da Transparência do Coronavírus’

 Prefeitura de Ipatinga cria ‘Portal da Transparência do Coronavírus’

A Prefeitura de Ipatinga anunciou nesta segunda-feira (4) a criação do Portal da Transparência do Coronavírus, canal que poderá ser acessado pelo site oficial da prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br/principal). Ainda esta semana, o cidadão ipatinguense poderá fazer o acompanhamento de todas as despesas, licitações, contratos, legislações e demais investimentos em saúde realizados pela Prefeitura neste período de emergência que exige ações de prevenção e combate à doença.

Por sua vez, o Departamento de Controle de Transparência e Auditoria da Prefeitura de Ipatinga, ligado à Controladoria Geral do município, irá fiscalizar e acompanhar todo o processo informativo constante do portal. Mensalmente, enquanto durar a pandemia, o órgão disponibilizará um relatório com avaliação dos procedimentos e recomendação de possíveis melhorias.

O prefeito Nardyello Rocha ressalta que o monitoramento da execução orçamentária do município referente à Covid-19 é a forma que a administração encontrou para manter, efetivamente, a premissa da transparência e da responsabilidade com o dinheiro público. 

“Existem muitos boatos acerca de recursos que estão chegando ao município especificamente para utilização em medidas relacionadas ao Coronavírus e, de fato, estamos recebendo apoio não apenas federal e estadual, mas também da iniciativa privada. E como fazemos questão de tratar de tudo o que diz respeito ao dinheiro público com muita responsabilidade, optamos pela criação imediata do Portal da Transparência do Coronavírus. Nosso objetivo é que, por meio dele, prestemos contas à população de cada centavo que entre nos cofres públicos para este fim. É legítimo que a população acompanhe todo o processo de compra de insumos, as notas de empenho e, ainda, tenha acesso às notas fiscais. Nada será feito às escuras, porque há um compromisso nosso em corresponder com dignidade à confiança em nós depositada para gerir os recursos do erário”, disse o chefe do Executivo. 

Informações 

Paralelamente, também está sendo divulgado no portal da prefeitura, desde o início da pandemia no município, o monitoramento dos casos, assim como orientações sobre a doença, recomendações de saúde, dicas de como se proteger e tirar dúvidas em geral. 

 

Publicações relacionadas

X