Prefeitura de Ipatinga prorroga prazo para pagar IPTU com desconto

 Prefeitura de Ipatinga prorroga prazo para pagar IPTU com desconto

Prefeitura de Ipatinga prorroga prazo para pagar IPTU com desconto

 

O prazo para os munícipes de Ipatinga pagarem a primeira parcela ou a cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi prorrogado. De acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura de Ipatinga nesta segunda-feira (13), o prazo para pagar o IPTU com desconto é até o dia 30 de abril.

Segundo a administração municipal, o Executivo de Ipatinga decidiu adiar para o final deste mês a data de vencimento da primeira parcela ou cota única do em busca de minimizar os impactos sofridos pela população devido às restrições implementadas pelas autoridades de saúde em virtude do novo Coronavírus, antes prevista para o dia 7 de abril.

Assim os contribuintes ganharam mais 24 dias, inclusive com a possibilidade de se beneficiarem do desconto de 10% assegurado para o pagamento à vista da cota única. Também foi prorrogado para o mesmo período o prazo para o contribuinte apresentar reclamação fundamentada contra o lançamento do IPTU, da TRSD (Taxa de Coleta de Lixo) e da COSIP (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública).

“Diante deste quadro de pandemia que estamos vivendo, boa parte do comércio ficou fechado por alguns dias. Nestas circunstâncias, muitas pessoas ficaram prejudicadas e deixaram de pagar o seu IPTU com desconto ou até mesmo a primeira parcela. Por isso optamos por fazer essa prorrogação. Agora, quem perdeu o desconto de 10% terá a oportunidade de realizar o pagamento. Quem pagou o tributo integralmente depois do dia 7, e obviamente não teve o desconto, será ressarcido dos 10% a que agora faz jus ou ficará com um crédito com o município”, explicou o prefeito Nardyello Rocha.

Guias antigas e novas

A Secretaria de Fazenda do município ainda acrescenta: “É importante esclarecer que o contribuinte que recebeu a guia em sua residência, com a data de vencimento para o dia 7 de abril, pode efetuar o pagamento usando esse mesmo documento, até o dia 30 de abril”.

As guias podem ser pagas nas agências do Banco do Brasil, Itaú, Sicoob Cosmipa e Bradesco. Também estão credenciados os Correios do Centro, desde que o valor máximo da guia não seja superior a R$ 700, e os correspondentes bancários do Bradesco, com valor da guia até R$ 1.000. As guias também estão disponíveis no site da prefeitura  (www.ipatinga.mg.gov.br) na aba ‘Serviço para o Cidadão’.

Parcelamento

Aqueles que não optarem pelo pagamento à vista podem parcelar o IPTU em até dez vezes, sem juros e multa. As guias de parcelamento não serão enviadas pelos Correios e deverão ser
retiradas pela Internet, no site da PMI. Elas não sofrerão alteração na data de pagamento em virtude da prorrogação de vencimento da primeira parcela e cota única.

Atendimento Telefônico

A Central de Atendimento Tributário (Ceat) e os serviços de Protocolo da Prefeitura de Ipatinga retomaram as atividades no início do mês de abril, por meio de uma central telefônica unificada. O número colocado à disposição do público é o (31) 3829-8043. Como medida preventiva contra a disseminação do novo Coronavírus, o atendimento presencial continua temporariamente suspenso.

Desde o dia 18 de março, a Administração municipal suspendeu o atendimento ao público no prédio do Executivo, diante dos riscos de propagação da doença por meio de transmissão local e comunitária.

Tá procurando notícia? Dá um MaisVip que acha!

Publicações relacionadas

X