Search
Close this search box.

Balões biodegradáveis espalham sementes para recuperar mata da Serra dos Cocais em Fabriciano

Balões biodegradáveis espalham sementes para recuperar mata da Serra dos Cocais em Fabriciano
divulgação PMCF
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Enquanto você lê esta matéria, centenas de novas árvores nativas da Mata Atlântica já começam a germinar na Serra dos Cocais, zona rural de Coronel Fabriciano. Na última segunda-feira, 13/6, a Gerência de Meio Ambiente e os alunos do programa Jovens Mineiros Sustentáveis soltaram 150 balões recheados com sementes e esperança.

A iniciativa integrou a programação do Mês do Meio Ambiente no município com objetivos de ampliar consciência ambiental e deixar a cidade cada dia mais verde. Dentro de cada balão, foram colocadas entre oito e 10 sementes de espécies nativas e algumas frutíferas. Os balões são compostos de materiais 100% naturais que se decompõem em contato com solo e água. Após as bexigas estourarem no ar, as sementes são semeadas onde caíram.

Além de chamar a atenção para a conservação das áreas de preservação – sobretudo, da porção da Mata Atlântica dentro do município – a iniciativa permitiu aspergir as sementes por uma grande área ampliando a cobertura vegetal, inclusive, em locais de difícil acesso.

“O custo-benefício é vantajoso e compensatório para o próprio meio ambiente, especialmente para a da Serra dos Cocais, já atingida por incêndios florestais nos últimos anos, e arredores”, explica a Engenheira Ambiental, Iara Magalhães. Apenas com esta iniciativa, foram espalhadas cerca de 800 sementes.

PRESERVAR, RECUPERAR E REVEGETAR

A ação “encantou” os alunos e professores dos 6º e 7º anos das E. M. Maria da Conceição Ataíde, na Serra dos Cocais, e Maria das Graças Ferreira, no Córrego Alto, que participaram da ação. “Hoje aprendemos sobre a importância das novas árvores para preservar o meio ambiente, as nascentes recompor o que se desmatou”, explica o estudante Marco Antônio. Para a professora Elba Jocasta Gomes destacou que soltar os balões foi uma maneira interessante de trazer a preservação e proteção ambiental para o cotidiano dos alunos. “Hoje, eles puderam conhecer de perto a Mata Atlântica, entenderem a sua importância e participar da recomposição da vegetação”, avalia.

PROGRAMA MUNICIPAL

A iniciativa deu tão certo, que a Prefeitura de Fabriciano já estuda a possibilidade de transformá-la em programa de educação ambiental. A proposta é realizar a atividade a cada mês com duas escolas da rede municipal. Os alunos participarão de palestras sobre vegetação e reflorestamento e depois, soltarão os balões com sementes para recuperar áreas degradas do entorno da comunidade escolar.

“Agora, é monitorar área onde soltamos os balões. Mas iniciativas aponta que boa parte das sementes germinam e ajudam na recuperação de grandes áreas. Quem participou gostou bastante e já estudamos transformar esta ação em programa de educação ambiental, estender para mais escolas e áreas”, antecipa o Gerente de Meio Ambiente de Fabriciano, Ivan César Oliveira.

PLANTIO E DELIVERY DE MUDAS

A aspersão de sementes usando balões ecológicos é uma das iniciativas em curso pela Prefeitura de Coronel Fabriciano para ampliar a área verde na cidade e estimular a consciência ambiental na população. A programação do Mês do Meio Ambiente inclui ainda blitzen educativas com entrega de mudas ornamentais e frutíferas e plantio de espécies nativas em áreas degradas. A previsão é distribuir, apenas em junho, cerca de 500 mudas.

Além disso, o município segue, com êxito, o programa Alô Verde – delivery gratuito de mudas para ser plantadas pelos cidadãos em suas calçadas, casas e terrenos da cidade. Implantado em setembro passado, durante a Semana da Árvore, o Alô Verde já garantiu o plantio de cerca de 400 árvores pela cidade.

Para ter acesso, basta o interessado entrar em contato com a Gerência de Meio Ambiente. O setor avalia área disponível, indica a espécie mais adequada e agenda a entrega. Cada pessoa pode solicitar até três mudas por mês, dentre espécies nativas e frutíferas. As mudas são produzidas pelo Viveiro Municipal.

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade