Fabriciano realiza dia D de vacinação infantil contra a covid

 Fabriciano realiza dia D de vacinação infantil contra a covid

(Reprodução/ PMCF)

Foi anunciado pela secretaria de saúde municipal de saúde de Coronel Fabriciano, que neste próximo sábado (19) acontecerá o dia D de vacinação infantil contra a covid-19. A iniciativa visa impulsionar a vacinação no município e alcançar o maior número possível de vacinados entre 5 e 11 anos. De acordo coma pasta, o público-alvo no município gira em torno de 8 mil crianças nessa faixa etária.

Segundo a gerência de Atenção Básica, a expectativa é grande e a esperança é convencer os pais da importância da vacina e reservar a data para levar os filhos até aos pontos de vacinação para tomar a dose. O município possui doses das duas vacinas disponíveis, Pfizer e Coronavac, que são indicadas para crianças nesta faixa etária.

Para reunir o maior número de crianças no sábado, a Secretaria de Governança da Saúde está divulgando a ação em todas as frentes: escolas, creches, entidades de classe e igrejas. Todos são convocados para auxiliar na tarefa da ida de pais e filhos aos postos de saúde.

O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, alerta os pais da responsabilidade de todos para com os menores. “Neste momento, nós precisamos entender que a responsabilidade maior é dos adultos, pois são eles que precisam entender que sem a vacina a criança ficará exposta ao vírus. Nós já provamos que a vacina é a única proteção verdadeiramente eficaz contra o vírus da covid-19. Agora cabe aos pais e responsáveis terem consciência disso e confiarem na ciência. Estamos fazendo a nossa parte”, garantiu.

Para atender a população, as unidades de saúde estarão abertas das 8h até às 17h, exceto a unidade de Cocais. A gerente de Atenção Básica, Tatiana Cunha, ressalta que dessa vez não precisa agendamento. “Basta o responsável levar a criança até o posto de imunização mais próximo munido dos documentos da criança (o Cartão SUS e a caderneta de vacinação). Quem já tomou a vacina não precisa ir à UBS novamente, pois ainda não há necessidade de reforço em crianças. O Dia D é para quem ainda não se vacinou contra a covid”, disse.

Quem quiser acompanhar o boletim de vacinação e os dados sobre a covid-19 no município pode acessar o portal www.covid.fabriciano.mg.gov.br.

Publicações relacionadas

X