Fabriciano começa a aplicar 1ª e 2ª dose contra Covid-19 nas Unidades de Saúde a partir do dia 30/8

 Fabriciano começa a aplicar 1ª e 2ª dose contra Covid-19 nas Unidades de Saúde a partir do dia 30/8

(Divulgação/PMCF)

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, altera a partir de segunda-feira, dia 30 de agosto, a estratégia de vacinação contra COVID-19. Na semana que vem, a aplicação da 1ª e 2ª doses será realizada nas Unidades Básicas de Saúde, conforme agendamento, em dias alternados.

A 2ª dose será administrada as terças e quintas-feiras, das 14h às 19h. Já a aplicação da 1ª dose será realizada as quartas e sextas-feiras, também das 14h às 19h. Em ambos os casos, a imunização acontecerá conforme agendamento feito pelos agentes comunitários de saúde (ACSs) e avanço da faixa etária.

Além de atender a uma solicitação da comunidade, a estratégia de descentralizar a vacinação contra Covid-19 para as UBSs visa evitar aglomeração e garantir mais conforto aos usuários da rede municipal. “Detectamos a necessidade de fazer ajustes na estratégia de vacinação para humanizar, ainda mais, o atendimento. Mas frisamos que é fundamental que as pessoas respeitem o agendamento e compareçam na Unidade de Saúde no dia e horário do programado”, frisa o secretário de governança da Saúde, Ricardo Cacau.

A administração municipal lembra a importância dos moradores se cadastrarem na Unidade de Saúde, uma vez que o planejamento da vacinação leva em conta, justamente, estes dados. No dia programado para a vacinação, é importante que a pessoa apresente comprovante de agendamento, cartão de vacinas e documento de identificação.

REPESCAGEM E NOVA FAIXA ETÁRIA

As pessoas que perderam a aplicação da 1ª dose da vacina, conforme sua faixa etária, precisa procurar a Unidade de Saúde de sua referência para fazer o novo agendamento. O atendimento será as quartas e sextas-feiras, das 14h às 19h. Em Fabriciano, a vacinação contra Covid-19 avança para faixa etária de 29, 30 e 31 anos. A aplicação da 1ª dose para este público será realizada nos dias 1º e 3 de setembro (quarta e sexta-feira).

(Divulgação/PMCF)
(Divulgação/PMCF)

SEGUNDA DOSE GARANTIDA

Em Fabriciano, a estratégia é avançar de forma organizada, não permitindo atrasos na aplicação da 2ª dose, como tem ocorrido em outras regiões. Segundo o boletim de cobertura vacinal dessa terça-feira, 24/8, o município vacinou com a 1º dose, 52.868 pessoas – o que representa 71% do público-alvo da campanha, que é adulto acima de 18 anos na cidade. Deste total, 34.821 já receberam a 2ª dose ou dose única. Ou seja, mais de 65% da população imunizada em Fabriciano já completaram o esquema vacinal contra Covid-19.

Publicações relacionadas

X