Prefeitura de Fabriciano convoca proprietários de jazigos perpétuos no Cemitério Municipal para recadastramento

 Prefeitura de Fabriciano convoca proprietários de jazigos perpétuos no Cemitério Municipal para recadastramento

Os responsáveis têm até o dia 23 de outubro para apresentar documentação comprovando a perpetuidade e atualizar o cadastro (Divulgação/PMCF)

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, informa que continua o recadastramento de jazigos perpétuos e sepulturas no Cemitério Municipal Senhor do Bonfim. Os responsáveis e/ou proprietários têm até o dia 23 de outubro para apresentar documentação comprovando a perpetuidade e atualizar o cadastro.

O recadastramento de títulos de perpetuidade dos jazigos é feito junto ao setor de administração do Cemitério ou à Gerência de Limpeza Pública e Parque e Jardins, no bairro Giovaninni. São exigidos os seguintes documentos: cópia do CPF e RG (do titular e do segundo representante); cópia do comprovante de residência (do titular e do segundo representante); guia de concessão do jazigo e certidão de óbito (dos familiares sepultados).

A iniciativa visa resolver problemas de identificação de proprietários de túmulos abandonados, com documentação incompleta ou desatualizada; falta de manutenção ou obras inacabadas de jazigos, que ocorrem com frequência; ajudar as pessoas no acesso às sepulturas de seus entes e amigos e possibilitar o resgate histórico das famílias.

A Gerente de Limpeza Pública, Thayze Rievert, reforça a importância da população colaborar e fazer o recadastramento dentro do prazo estipulado. “É um trabalho complexo, demorado e, portanto, fundamental que todos que possuem jazigos no Cemitério Municipal validem o título de perpetuidade o quanto antes, uma vez que não está prevista a prorrogação do prazo”, explica. O recadastramento é gratuito.

 

RECADASTRAMENTO VIA E-MAIL

A Prefeitura de Coronel Fabriciano também disponibiliza um e-mail para informações e envio da documentação exigida. O objetivo é atender as pessoas que não podem fazer o cadastro pessoalmente.  O e-mail é [email protected]. No assunto, escreva o nome completo do responsável pelo jazigo e no corpo do e-mail, informe o número do jazigo e quadra, além de dois números de telefones para contato.

Em virtude ao trabalho de recadastramento de jazigos e levantamento de sepulturas, até o dia 23 de novembro de 2021 estão suspensos os serviços de transferência e concessão de perpetuidade de sepulturas, traslados internos, reformas e reparos nos jazigos (decreto municipal 7.618/21). A expectativa é concluir os serviços até o final deste ano.

 

MAPEAMENTO E MODERNIZAÇÃO

Profissionais da Prefeitura de Coronel Fabriciano também trabalham no levantamento e identificação dos lotes, jazigos, nome e localização dos sepultados. Todas as sepulturas estão sendo medidas e fotografadas. Além de atualizar os dados e corrigir inconsistência, as informações levantadas serão inseridas num sistema informatizado para facilitar a busca do usuário e auxiliar no gerenciamento e administração do cemitério.

No Cemitério Senhor do Bonfim existem atualmente cerca de 30 mil sepulturas (em média são realizados 90 sepultamentos por mês). A partir do mapeamento, o município fará a digitalização dos livros de sepultamento, feitos manualmente desde a sua inauguração, na década de 60.  As informações também serão usadas no projeto de ampliação e modernização do Cemitério Municipal Senhor do Bonfim, em fase de captação de recursos para execução pela Prefeitura.

 

SERVIÇOS:

CEMITÉRIO MUNICIPAL SENHOR DO BONFIM

Rua Icaraí, 550, bairro Giovaninni.

Telefones: (31) 3406-7591 / (31) 3406-7590.

Atendimento: segunda à sexta-feira, das 7h30 às 15h.

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