Prefeitura de Fabriciano promove festival de férias para alunos da rede municipal

 Prefeitura de Fabriciano promove festival de férias para alunos da rede municipal

O festival oferece atividades de lazer, esporte e cultura para as crianças (Divulgação/Prefeitura de Coronel Fabriciano)

Com algumas adaptações visando à prevenção ao Covid-19, mas com a diversão garantida, a Prefeitura de Coronel Fabriciano por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura realiza entre os dias 17 e 30 de julho, a 5ª edição do Festival de Férias, que visa oferecer aos alunos opções de recreação, lazer, esporte e cultura no período do Recesso Escolar.

Mais de 400 alunos da rede municipal, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, participam das atividades realizadas em quatro núcleos: Clube Olímpico, no Amaro Lanari; E. M. Maria das Graças Ferreira, Córrego Alto; E.M. Vereador Nicanor Ataíde, no Mangueiras e Núcleo Ivano Bessa (Curumim), Santa Inês. Nestes locais, foram instalados brinquedos (cama elástica, infláveis etc) e preparadas brincadeiras, atividades esportivas, de dança, culturais, passeios e gincana.

Em virtude da pandemia, serão duas semanas de programação especial, com rodízio entre as turmas para que todos possam usufruir dos atrativos organizados nos núcleos.  Presente na abertura do Festival de Férias, o prefeito Dr. Marcos Vinicius destacou os desafios e importância desta edição. “Fabriciano foi o primeiro município do Brasil a retomar as aulas presenciais e agora, é o primeiro a possibilitar um momento de lazer para nossos alunos que se dedicaram em sala de aula”, resume.

Secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, expõe que o festival de férias é uma oportunidade para os alunos realizarem atividades que muitos não têm acesso, como piscina e cinema. “É muito gratificante ver a alegria estampada no rosto de cada participante. Não podemos deixar de mencionar que a ideia da realização do Festival de Férias foi de nosso prefeito Dr. Marcos Vinícius, sempre buscando o que há de melhor para nossas crianças”, completa.

 

INCENTIVO AOS BONS ALUNOS

A gerente do Sistema Municipal de Educação, Cristina Soares, explica que um dos critérios para participação da criança no Festival de Férias é o bom desempenho escolar, incluindo nota e comportamento em sala de aula. “O Festival é muito aguardado por nossos alunos e funciona como um incentivo para as crianças se esforçarem ao longo do ano, estudando mais e tirando boas notas”, afirma.

Já a gerente pedagógica, Neuza Viana, acrescenta que o festival é união do útil ao agradável. “Incentivamos os alunos a estudar mais e assim participar do festival de férias. Com isso melhoramos a qualidade de ensino, tanto com as avaliações internas quanto às externas”, completa.

 

LANCHE, TRANSPORTE E KIT ESPECIAL

O festival de férias na rede pública municipal foi implantado em 2018 e é realizado com recursos próprios do município. Todas as atividades são gratuitas para os participantes, incluindo o lanche saboroso e nutritivo, festival de picolé e sorvete e kit com mochila, camiseta e boné. Além disso, a Secretaria de Governança Educacional e Cultura garante o transporte saindo da escola até o local onde acontecem as atividades. Outro ponto a favor do Festival é a integração entre os alunos de diferentes escolas municipais e contemplam diversas faixas etárias organizados em grupos por cores.

O festival oferece atividades de lazer, esporte e cultura para as crianças. (Divulgação/Prefeitura de Coronel Fabriciano)

Publicações relacionadas

X