Nota à Imprensa

Em resposta à matéria publicada pela Folha nesta sexta-feira, 02, a Prefeitura de Coronel Fabriciano-MG, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, informa que não recebeu lotes vencidos da vacina AstraZêneca/Oxford contra Covid 19. Cremos que há um erro no sistema CONECTSUS e no próprio Ministério da Saúde que tabulou tardiamente os formulários de vacinação dos municípios no início do PNI.

Os citados lotes (4120Z001 e 4120Z005) foram recebidos pelo município dentro do prazo de utilização e foram devidamente utilizados dentro do prazo.

O primeiro lote (4120Z005) foi entregue ao município dia 21/01/21 com 990 doses e prazo de vencimento em 14/04/21. A aplicação desse lote finalizou dia 26/02/21.

O segundo lote (4120Z001) foi entregue ao município dia 03/03/21 com 520 doses e prazo de vencimento em 29/03/21. A aplicação desse lote finalizou dia 10/03/21. Tendo, portanto, os dois citados lotes, finalizados bem antes do prazo de vencimento.

Cumprindo rigorosamente o PNI (Plano Nacional de Imunização), os lotes citados foram utilizados nas faixas etárias estabelecidas pelo PNI, sendo, portanto, idosos acima de 75 anos e profissionais de saúde da rede privada e rede pública.

Cientes da nossa responsabilidade para com o uso correto dos imunizantes, reiteramos que nossas equipes trabalham com todo o rigor possível na conferência dos prazos, armazenamento, agendamentos e a aplicação.

Ressaltamos que nosso município também é sede da Superintendência Regional de Saúde do Estado, que responde por 35 municípios, sendo dela a responsabilidade pela distribuição regional das doses. Vale ressaltar que neste período, as doses para 2ª. dose eram reservadas pela própria regional, não ficando em poder do município.

Reiteramos que todas as entregas foram documentadas e assinadas pelos responsáveis pelo envio e pelo recebimento, bem como os mapas de vacinação municipais possuem nome, data, hora e tipo de vacina aplicada. Nossas conferências não apontam uso de dose vencida em nenhum morador.