Search
Close this search box.

Coronel Fabriciano promove ação itinerante do CRAS para levar serviços sócio-assistenciais e informação à população

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, promove neste mês de julho uma aproximação dos serviços oferecidos no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), dos moradores por meio de uma ação chamada CRAS Itinerante. Na prática, o serviço irá até a população informar sobre os serviços realizados.

A iniciativa começa nesta sexta-feira, 2/7, pelo Mangueiras. O CRAS Itinerante será instalado na praça do bairro (embaixo do viaduto), a partir das 12h30, para atender a população do bairro e vizinhanças (Ponte Nova, Santa Terezinha, Amaro Lanari e outros).  

O CRAS Itinerante vai percorrer todos os territórios, inclusive os Cocais (zona rural). A tenda do serviço estacionará em locais estratégicos com uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, assistente social, cadastrador do Bolsa Família e representantes das redes socioassistencial e intersetorial. O cidadão terá acesso a serviços como cadastros e inclusões no CADÚnico e serviços da assistência social.

O principal objetivo do CRAS Itinerante é levar serviços, informações e benefícios a quem ainda não tem. Érica Beltrame, gerente de Proteção Social Básica ressalta que os CRAS são localizados, conforme orientações técnicas, em pontos de fácil acesso, porém Fabriciano possui particularidades em relação ao acesso dos bairros.

“A cidade possui barreiras geográficas que dificultam o acesso dos cidadãos ou impossibilitam o atendimento nas áreas de maior vulnerabilidade. Os serviços precisam estar presentes em todo o município, daí a necessidade dessa ação”, diz.

O município também reconhece as dificuldades impostas pelo momento de pandemia, que faz com que muitas pessoas evitem deslocamentos para se prevenir da contaminação pelo vírus. Indo até os cidadãos, O CRAS Itinerante fortalece também a proteção social básica identificando necessidades urgentes, como alimentos.

 

A ação também visa:

  • Fortalecer o vínculo entre os territórios e o CRAS, divulgando a assistência e os serviços ofertados, a estrutura, funcionamento, equipes de referência, programas e direitos que todos podem reivindicar.
  • Promover integração entre os profissionais do CRAS e a população do município
  • Estimular o acesso da população à Política de Assistência Social através das ações ofertadas pelo CRAS
  • Desenvolver uma metodologia de trabalho social decaráter descentralizado e participativo
  • Fomentar a parceria com a rede socioassistencial e intersetorial no território
  • Desmistificar a relação entre Política de Assistência Social e a caridade
  • Identificar potencialidades do território.

 

COMPARTILHE:

publicidade