Fabriciano implanta Negócio Certo Rural para capacitar produtores e melhorar a gestão de seus negócios

 Fabriciano implanta Negócio Certo Rural para capacitar produtores e melhorar a gestão de seus negócios

O curso Negócio Certo Rural é gratuito (Divulgação/Prefeitura de Coronel Fabriciano)

Os produtores rurais da Serra dos Cocais, em Coronel Fabriciano, passam a contar com um importante aliado para melhor administrar e desenvolver a sua propriedade. Trata-se do Negócio Certo Rural (NCR) que visa incentivar o empreendedorismo e a inovação no campo por meio de produtos e serviços já existentes e/ou criação de novas oportunidades. A iniciativa é desenvolvida pelo Sistema FAEMG/SENAR-MG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a Prefeitura e apoio do Sindicato Rural do Vale do Aço.

O lançamento aconteceu nesta terça-feira, 29/6, no Salão Paroquial, na comunidade dos Cocais de Cima, com a participação da equipe da Secretaria de Governança Estratégica da Qualidade, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade Econômica; consultores do FAEMG/SENAR-MG; presidente do Sindicato Rural, Jozian Chaves e famílias beneficiadas. Na ocasião, foram detalhadas as etapas e metodologia do Negócio Certo Rural.

Em Fabriciano, 15 propriedades foram selecionadas com até 2 representantes cada. Serão 46 horas de capacitação, distribuídas em aproximadamente 3 meses de trabalho, com acompanhamento de um consultor da área. O conteúdo contempla desde apresentação de ferramentas de gestão e dicas, até consultorias individuais na própria propriedade rural para diagnóstico e elaboração de um plano de negócios a ser aplicado, de imediato, pelo produtor e de acordo com a sua realidade.

O instrutor do SENAR, Albert Nether, destaca a importância do Negócio Certo Rural. “Muitos têm vontade de se desenvolver, mas não param para se planejar ou acabam investindo dinheiro em áreas que não dão retorno. E o NCR vem justamente para apresentar ferramentas para ajudar o produtor rural tanto na gestão, no dia-a-dia do negócio e custos de produção quanto no planejamento para maximizar resultados e diminuir perdas”, explica.

Nether antecipa que o NCR é base para o produtor garantir acesso a outros programas especiais e avançar ainda mais nos negócios. “O SENAR Minas oferece também o AteG (Assistência Técnica e Gerencial) focado no fortalecimento da cadeia produtiva e que garante suporte técnico do negócio por até 4 anos, conforme área de atuação”, conta.

 

APOIO PARA CRESCER

O programa é totalmente gratuito, graças à parceria entre Prefeitura de Fabriciano e FAEMG/SENAR e apoio do Sindicato Rural do Vale do Aço. O secretário Homero Quinete explica que o objetivo da gestão Novos Tempos é qualificar e incentivar o empreendedorismo em diversas áreas, inclusive, nas comunidades rurais.

“Esse curso vem ao encontro da Política Pública Municipal de incentivo e suporte à agricultura, sobretudo, a familiar. A administração, sempre tem buscado o apoio das instituições técnicas para dar condição ao agricultor de tirar melhor proveito, aumentar a rentabilidade e desenvolver o seu negócio, gerando emprego e renda também no campo”, sintetiza.

Marinete Alves da Silva é uma das participantes do novo curso. Ela é proprietário do Sítio Jabuticabeiras e espera aproveitar o curso para diversificar produtos e serviços. “A gente já sabe do potencial Turístico da Serra dos Cocais: fazemos day-use voltado para turismo rural e desenvolvemos vários produtos a base de jabuticaba num nível mais doméstico. Acredito que com um nível maior de conhecimento poderemos potencializar o nosso negócio”, finaliza.

O curso Negócio Certo Rural é gratuito (Divulgação/Prefeitura de Coronel Fabriciano)

Publicações relacionadas

X