Search
Close this search box.

Biblioteca Pública de Coronel Fabriciano comemora 52 anos com contação de história e vídeos culturais

Biblioteca Pública de Fabriciano conta com um amplo acervo de livros e periódicos (Divulgação)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O ano era 1969 e a cidade ainda pacata, vivia a absoluta tranquilidade do interior.  A população estimada em 39 mil habitantes começava a experimentar o sabor da cultura e do desenvolvimento com um comércio pujante que viria a se revelar como maior força da economia local nos anos seguintes.

O município tinha à frente do Executivo, Mariano Pires Pontes e, na vida noturna, atração para os vizinhos operários que chegavam aos montes para ocupar as vagas que as usinas abriam em nossas coirmãs.

É neste cenário, que a Câmara de Vereadores aprova e cria, via Executivo, a primeira biblioteca pública da região visando incentivar a leitura e disseminar a cultura entre os moradores. O autor da Lei propositiva, vereador Miro da Banda, ainda é vivo.

Nessa época, a imprensa instala-se na cidade ampliando ainda mais os horizontes da “terra-mãe”, e aliada à biblioteca pública, coloca de vez nos hábitos da população um livro como companheiro constante.

Ao completar 52 anos de criação, a Biblioteca Pública Prof. Mariana Pires Roque se estabelece como fonte inesgotável de cultura para o fabricianense. O diretor de Cultura, Teco Teixeira, e a coordenadora, Bia Antunes, prepararam a programação virtual em virtude da pandemia do novo coronavírus. As atrações contaram com a participação generosa do ator Pablo Cardoso, que doou seu talento na interpretação de 5 vídeos que convidam o leitor a mergulhar na leitura de clássicos da nossa literatura, como O Sítio do Pica Pau Amarelo, a fenômenos do momento, como a coletânea de Harry Potter.

Os vídeos foram intercalados nas redes sociais da Prefeitura para que a população pudesse assistir e se ligar nas comemorações. Além dos vídeos culturais, a direção da biblioteca preparou um vídeo institucional com a participação dos funcionários, e um episódio de contação de história em vídeo com a multiartista infantil, Flora Manga. O institucional e a contação de história serão disponibilizados na terça-feira, dia 29.

Teco Teixeira conta que, mesmo em tempos de pandemia, a biblioteca tem cumprido seu papel de disseminar cultura. “Temos uma equipe brilhante que tem desempenhado seu papel com abnegação e carinho. Implantamos um novo protocolo e temos permitido que todos queiram possam desfrutar da nossa biblioteca”, diz.

Bia Antunes diz que a data merecia uma grande comemoração como em anos anteriores, mas a agenda virtual não deixa por menos. “Tivemos uma grande equipe envolvida e gostamos muito do resultado. Os vídeos ficaram lindos, assim como a contação de história da Flora. Espero que todos aproveitem”, concluiu.

 

PROGRAMAÇÃO:

  • Sítio do Pica Pau Amarelo
  • Harry Potter
  • Clarice Lispector
  • Como eu era antes de você
  • Refúgio
  • Créditos do ator @pablocardososecos
  • Episódio de Contação de História com @floramanga_oficial
  • Vídeo Institucional 52 anos da biblioteca

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL

Dr. Querubino, 342, Centro – em frente ao Salão Paroquial.

Telefone: (31) 3406-7553

A programação de aniversário da Biblioteca inclui contação de história com a artista Flora Manga (Divulgação)

 

O ator e músico Pablo Cardoso apresentou clássicos da literatura em formato de teasers (Divulgação)

COMPARTILHE:

publicidade