Search
Close this search box.

UPA de Coronel Fabriciano completa 1 ano de funcionamento com mais de 290 mil procedimentos realizados

(Divulgação / Prefeitura de Coronel Fabriciano)
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Inaugurada no dia 25 de junho de 2020, a UPA 24h Dr. Walter Maia, de Coronel Fabriciano, completa 1 ano com números expressivos e ótima avaliação dos pacientes. Desde a inauguração, a UPA já realizou mais de 290 mil procedimentos entre exames e consultas, atendendo mais de 29 mil pacientes que deram entrada na unidade.

Dentre os casos estão o Sr. José Pedro e dona Terezinha. O casal com 85 e 83 anos, respectivamente, teve dificuldades respiratórias graves e foi levado à UPA pela filha e o genro, Daniel. O atendimento imediato com breve recuperação do casal deixou a família feliz e realizada. “Anos atrás a gente não tinha essa tranquilidade. A UPA é um instrumento de salvar vida e só temos a agradecer”, disse Daniel.

Além de Coronel Fabriciano, pessoas de outras 487 cidades diferentes já foram socorridas pela unidade de pronto atendimento, sejam vítimas de acidentes, mal súbito ou por intercorrências de doenças como a COVID 19. Nos finais de semana e durante a semana após 19 horas, a UPA é o suporte para o atendimento aos casos de Coronavírus.

Com uma equipe médica completa, a UPA Dr. Walter Maia possui ainda 10 enfermeiros e 27 Técnicos de Enfermagem, além de servidores da recepção, segurança patrimonial, técnicos em patologia clínica, técnicos em farmácia, auxiliares de serviços gerais e uma ambulância plenamente equipada que está sob responsabilidade de 4 motoristas. No pronto atendimento, dentre os casos mais comuns, destacam-se pacientes com pneumonia, crise hipertensiva, edema agudo de pulmão e diabetes descompensada. A UPA conta ainda com serviços e exames clínicos, atendimento pediátrico, exames de laboratório, raio X, eletrocardiograma, tomografia e ultrassom.

O prefeito de Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, lembra que a UPA foi colocada no passado como uma obra desnecessária e que seus recursos chegaram a ser devolvidos ao Governo Federal.  “Nós tivemos que agir com coragem e ousadia para convencer o Governo Federal que a UPA 24 horas era vital e preencheria um vazio assistencial em nosso município, tendo em vista que até então a cidade não contava com nenhum serviço de saúde próprio. Com números e muita força política, conseguimos a única portaria de liberação de UPA no ano de 2017. Graças ao apoio e muito trabalho do Deputado Federal Domingos Sávio conseguimos garantir o recurso de R$ 3,1 milhões para o investimento. Tenho muita gratidão ao deputado e ao ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros que acreditaram nas nossas reivindicações”, disse.

 

URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Porta de entrada para casos de urgência e emergência na cidade, a UPA Dr. Walter Maia é um elo importante para a rede municipal de Saúde. Ela integra, acolhe e direciona os pacientes dentro dos serviços e garante assistência de qualidade interligada na Atenção Básica, Atenção Especializada, Atendimento Hospitalar de média e alta complexidade, Atenção Domiciliar, Desospitalização e o SAMU.

Nos primeiros 8 meses de funcionamento, o município bancou o custeio da UPA. Mas, em menos de 1 ano, a UPA foi credenciada pelo Governo Federal e já recebe recursos do SUS via Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG). O município complementa o recurso garantindo um trabalho de excelência da recepção à emergência.

 

ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Não bastasse sua importância como projeto de saúde, a UPA deu à avenida Maanaim uma nova perspectiva de crescimento imobiliário e comercial. Graças à unidade, outros investimentos foram atraídos. Um condomínio de lotes já se estabeleceu nas proximidades e a venda de terrenos está aquecida. A Avenida Maanaim ganhou iluminação de led, quebra-molas e nova sinalização.

A via, que por 4 anos ficou interditada, agora possui tráfego constante fazendo a ligação entre os bairros Silvio Pereira ll e Caladinho do Meio. Em breve, o município dará início à construção do CEM – Centro de Especialidades Médicas que se instalará em frente à UPA gerando ainda mais crescimento na região.

(Divulgação / Prefeitura de Coronel Fabriciano)

COMPARTILHE:

publicidade