Search
Close this search box.

Fabriciano já aplicou quase 30 mil doses da vacina contra Covid-19 entre idosos e profissionais da saúde

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A Secretaria de Governança da Saúde divulgou novo balanço da Campanha de Vacinação contra Covi-19 em Coronel Fabriciano. No município, 29.353 mil doses foram aplicadas entre idosos e profissionais da saúde. Com isso, o município já imunizou 17.869 pessoas, sendo que 65% deste público (11.484 pessoas) já receberam a 2ª dose, dentro do prazo correto, o que é fundamental para garantir a proteção completa pelo imunizante.

Segundo o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, em Fabriciano “a vacinação tem ocorrido com total transparência e, sobretudo, planejamento, com data e hora agendada previamente, sem aglomeração, e com a segurança de que todos os vacinados com a 1ª dose receberão também a 2ª dose. Ou seja, Fabriciano está realizando a vacinação com qualidade e eficiência”, destaca.

No último sábado, 15, aconteceu mais um Dia D de Vacinação contra Covid-19. Foram aplicadas mais de 3 mil doses em pessoas com 60 anos ou mais. “Com isso, conseguimos finalizar a vacinação dos nossos idosos cadastrados, que já saíram do posto com a data agendada para 2ª dose”, frisa. “Quem porventura estiver nesta faixa etária, e ainda não foi agendado, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima com documento pessoal, cartão do SUS e comprovante de residência”, orienta o gestor da pasta.

É importante ressaltar que a 2ª dose precisa ser aplicada obrigatoriamente até 28 dias (Coronavac), e até 90 dias para a Astrazeneca.

Em Fabriciano, a vacinação é realizada nas 14 Unidades Básicas de Saúde. Ao receber a 1° dose, o paciente já recebe o agendamento da 2° dose (com data, horário e local). Os agendamentos são realizados pelos agentes comunitários de saúde (ACS) da rede municipal.

 

NOVO PÚBLICO ALVO

Com a conclusão destes grupos prioritários, a Secretaria de Governança da Saúde vai iniciar a imunização de pacientes com comorbidades, com idade entre 18 e 59 anos. A previsão é iniciar a vacinação pelos pacientes oncológicos e renais crônicos (que realizam hemodiálise), e na sequência, avançar para pessoas portadoras de outras doenças: insuficiência cardíaca congestiva, diabéticos descompassados, problemas respiratórios crônicos.

Assim como os grupos já contemplados, a imunização acontecerá por agendamento dos pacientes já cadastrados www.fabriciano.mg.gov.br/covid e conforme o recebimento dos novos lotes das vacinas pelo município.

COMPARTILHE:

publicidade