Nota de esclarecimento da Prefeitura de Coronel Fabriciano

 Nota de esclarecimento da Prefeitura de Coronel Fabriciano

A Prefeitura de Coronel Fabriciano vem a público para lamentar e solidarizar-se com a família de um morador da cidade, um senhor de 75 anos, que faleceu nesta quinta-feira, 9, no Hospital e Maternidade Vital Brazil em Timóteo, onde estava internado desde o último dia 5.

Conforme consta na Certidão de Óbito, emitida pelo médico Carlos Alberto Sarmento, a causa de morte principal teria sido por patologia CID- J441. No documento não consta que a causa da morte teria sido por Coronavírus – Covid-19.

Seguindo os protocolos, foram colhidas amostras para averiguação na FUNED, em Belo Horizonte, que se além da patologia base que infelizmente levou o idoso ao óbito, se também o mesmo teria sido infectado pelo SARS-CoV-2.

A Vigilância Epidemiológica do município foi notificada nesta quinta-feira, 9, e tão logo tomou ciência do caso, providenciou uma visita domiciliar para orientações da família seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

Diariamente o município realiza o Boletim Epidemiológico para informar a população do registro dos casos em investigação do Coronavírus.

Lamentamos que em tempo de crise a população tenha que conviver também com informações disseminadas de formas equivocadas sem as devidas apurações.

Reiteramos que estamos adotando todas as políticas públicas de Saúde possíveis de enfrentamento ao novo vírus, em especial ao grupo dos idosos, considerado de maior risco. Desde o início da pandemia, a Prefeitura determinou que todos os idosos fossem vacinados em casa contra a gripe para evitar a disseminação do vírus e facilitar o diagnóstico por outros quadros gripais. Até o momento mais 85% dos idosos cadastrados no município já foram vacinado, e todos são acompanhados de perto pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Além disso, a Prefeitura mantém o Tele Orientação – EuSaúde, pelo telefone (31) 9.9674-7263. O atendimento de casos suspeitos da doença é centralizados no Centro de Referência de Enfrentamento ao Coronavírus, na rua Albert Scharlet, s/n, das 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Até o momento, o município notificou 318 casos: são dois confirmados, 174 descartados por exame laboratorial e outros 142 em investigação pela Secretaria de Saúde.

Reforçamos e solicitamos principalmente aos idosos que fiquem em isolamento domiciliar para evitar a contaminação pelo vírus.

Publicações relacionadas

X