Search
Close this search box.

Dia C: Unimed Vale do Aço e cooperativas da região fazem doações

Unimed Vale do Aço e cooperativas da região fazem doações./ Unimed Vale do Aço e cooperativas da região fazem doações
Unimed Vale do Aço e cooperativas da região fazem doações./ Unimed Vale do Aço e cooperativas da região fazem doações. Imagem Divulgação
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Propondo em conjunto um projeto de responsabilidade social que atendesse as demandas da comunidade do entorno, além de disseminar a importância do cooperativismo, a Unimed Vale do Aço, Sicoob Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Sicoob Copesita, Sicoob Credicom e Consul se mobilizaram para realizar a “Intercooperação do Bem”. Fomentando a importância da solidariedade junto aos seus cooperados, colaboradores e comunidade local, a iniciativa culminou na arrecadação de aproximadamente 1 tonelada de alimentos não perecíveis, que foram destinados a quatro entidades socioassistenciais da região.

A entrega das doações, arrecadadas durante a ExpoCoop, a 1° feira cooperativismo, associativismo e empreendedorismo mineiro, ocorreu na Consul do bairro Cariru, em Ipatinga. Além de representantes das cooperativas e integrantes de seus comitês, também estiveram presentes membros das entidades contempladas: Creche Presbiteriana de Cel. Fabriciano, Lar Paulo de Tarso de Ipatinga, Cantinho dos Idosos de Santana do Paraíso e Instituto José de Arimatéia de Timóteo.

Na solenidade foi apresentado aos presentes o que é o Dia de Cooperar, seus resultados, bem como a importância desse grande movimento de solidariedade. Presidentes, diretores ressaltaram a importância da intercooperação para ações em prol da comunidade, bem como destacaram o relevante papel das instituições para com seus públicos atendidos. Durante a cerimônia foi entregue aproximadamente 1 tonelada de alimentos não perecíveis para os representantes das quatro instituições, que também fizeram o uso da fala para agradecerem as doações.

“A transformação social por meio de ações é um dos maiores legados do cooperativismo em todo o mundo, e no Vale do Aço, por meio da união das cooperativas, não seria diferente. Por meio do voluntariado e da união de seis cooperativas que fazem parte do comitê de integração, transformamos realidades e elevamos a qualidade de vida de pessoas e instituições. Em 2022, nosso comitê completa 13 anos de atuação em comum no desenvolvimento de projetos de Responsabilidade Social no Vale do Aço e ao longo desse tempo, já realizamos diversas ações com grande impacto na sociedade em que estamos inseridos. Hoje trazemos mais um resultado deste grande projeto, que traz alegria as cooperativas e transforma vidas”, afirmou Kátia Brito, analista de RH da Unimed Vale do Aço e representante do Comitê de Integração.

Sobre o Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado pelo Sistema Ocemg, em 2009, com o objetivo de contribuir, através do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas. O Dia C está alinhado ao 7º princípio cooperativista “Interesse pela Comunidade”, em prol de transformações sociais. Com abrangência nacional, o Dia C tem como tema “Atitudes simples movem o mundo”. No Vale do Aço, as cooperativas desenvolvem o princípio da intercooperação com a realização de projetos de responsabilidade social desenvolvidas pelo comitê de representantes das cooperativas da região.

De acordo com o levantamento, atualmente, o Sistema Ocemg representa 800 cooperativas dos ramos crédito, agropecuário, consumo, saúde, trabalho, produção de bens e serviços, infraestrutura e transporte. Juntas, elas representam 11,6% do PIB mineiro, como atividades que contribuem efetivamente para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.

Tendo em vista que 2021 foi o segundo ano da pandemia de Covid-19 e o cenário nacional também apresentava inúmeras incertezas, as cooperativas apostaram em inovações, tecnologias e infraestrutura para seguirem crescendo e atendendo seus cooperados. E isso refletiu nos resultados: no ano passado, o número de cooperados foi de 2,1 para 2,4 milhões no Estado. Hoje, 33,6% da população mineira tem uma relação direta ou indireta com o sistema cooperativista.

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade