Dia C: Unimed Vale do Aço e cooperativas da região fazem doações

 Dia C: Unimed Vale do Aço e cooperativas da região fazem doações

Unimed Vale do Aço e cooperativas da região fazem doações./ Unimed Vale do Aço e cooperativas da região fazem doações. Imagem Divulgação

Propondo em conjunto um projeto de responsabilidade social que atendesse as demandas da comunidade do entorno, além de disseminar a importância do cooperativismo, a Unimed Vale do Aço, Sicoob Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Sicoob Copesita, Sicoob Credicom e Consul se mobilizaram para realizar a “Intercooperação do Bem”. Fomentando a importância da solidariedade junto aos seus cooperados, colaboradores e comunidade local, a iniciativa culminou na arrecadação de aproximadamente 1 tonelada de alimentos não perecíveis, que foram destinados a quatro entidades socioassistenciais da região.

A entrega das doações, arrecadadas durante a ExpoCoop, a 1° feira cooperativismo, associativismo e empreendedorismo mineiro, ocorreu na Consul do bairro Cariru, em Ipatinga. Além de representantes das cooperativas e integrantes de seus comitês, também estiveram presentes membros das entidades contempladas: Creche Presbiteriana de Cel. Fabriciano, Lar Paulo de Tarso de Ipatinga, Cantinho dos Idosos de Santana do Paraíso e Instituto José de Arimatéia de Timóteo.

Na solenidade foi apresentado aos presentes o que é o Dia de Cooperar, seus resultados, bem como a importância desse grande movimento de solidariedade. Presidentes, diretores ressaltaram a importância da intercooperação para ações em prol da comunidade, bem como destacaram o relevante papel das instituições para com seus públicos atendidos. Durante a cerimônia foi entregue aproximadamente 1 tonelada de alimentos não perecíveis para os representantes das quatro instituições, que também fizeram o uso da fala para agradecerem as doações.

“A transformação social por meio de ações é um dos maiores legados do cooperativismo em todo o mundo, e no Vale do Aço, por meio da união das cooperativas, não seria diferente. Por meio do voluntariado e da união de seis cooperativas que fazem parte do comitê de integração, transformamos realidades e elevamos a qualidade de vida de pessoas e instituições. Em 2022, nosso comitê completa 13 anos de atuação em comum no desenvolvimento de projetos de Responsabilidade Social no Vale do Aço e ao longo desse tempo, já realizamos diversas ações com grande impacto na sociedade em que estamos inseridos. Hoje trazemos mais um resultado deste grande projeto, que traz alegria as cooperativas e transforma vidas”, afirmou Kátia Brito, analista de RH da Unimed Vale do Aço e representante do Comitê de Integração.

Sobre o Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado pelo Sistema Ocemg, em 2009, com o objetivo de contribuir, através do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas. O Dia C está alinhado ao 7º princípio cooperativista “Interesse pela Comunidade”, em prol de transformações sociais. Com abrangência nacional, o Dia C tem como tema “Atitudes simples movem o mundo”. No Vale do Aço, as cooperativas desenvolvem o princípio da intercooperação com a realização de projetos de responsabilidade social desenvolvidas pelo comitê de representantes das cooperativas da região.

De acordo com o levantamento, atualmente, o Sistema Ocemg representa 800 cooperativas dos ramos crédito, agropecuário, consumo, saúde, trabalho, produção de bens e serviços, infraestrutura e transporte. Juntas, elas representam 11,6% do PIB mineiro, como atividades que contribuem efetivamente para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.

Tendo em vista que 2021 foi o segundo ano da pandemia de Covid-19 e o cenário nacional também apresentava inúmeras incertezas, as cooperativas apostaram em inovações, tecnologias e infraestrutura para seguirem crescendo e atendendo seus cooperados. E isso refletiu nos resultados: no ano passado, o número de cooperados foi de 2,1 para 2,4 milhões no Estado. Hoje, 33,6% da população mineira tem uma relação direta ou indireta com o sistema cooperativista.

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

Publicações relacionadas

X