Search
Close this search box.

5g: Saiba quando novo sinal deve chegar no Vale do Aço

5g: Saiba quando novo sinal deve chegar no Vale do Aço
Imagem: Pixabay / Divulgação
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O sinal de 5G será implementado em todas as capitais brasileiras até o dia 29 de agosto deste ano, segundo o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O início da liberação nas demais cidades será gradual, até 2026, e a meta da Anatel é ter cobertura em todos os municípios até o final de 2029. No Vale do Aço, o 5G deve chegar por volta do dia 30 de junho de 2023, em Ipatinga.

O calendário de liberação do 5G nas cidades mineiras seguirá o tamanho da população de cada uma, começando pelas maiores, com mais de 500 mil habitantes, e prosseguindo até aquelas com 30 mil pessoas. Quase 85,7% das cidades mineiras não chegam a 30 mil habitantes, por isso começarão a receber o sinal gradualmente a partir de junho de 2023.

Em Coronel Fabriciano, o novo sinal deve chegar dia 30 de junho de 2024. Já em Timóteo, a tecnologia deve funcionar dia 1° de janeiro de 2026.

A Anatel pontua que o início da implantação do 5G não depende das iniciativas das prefeituras. As prestadoras de serviço deverão instalar os novos equipamentos do sinal nas torres onde já existem estações com 2G, 3G ou 4G. Cabe aos governos municipais definir as normas de instalação para guiar e expandir o serviço.

O planejamento da Anatel pode ser antecipado, desde que os requisitos para a implantação do 5G sejam cumpridos, como a instalação de antenas. Da mesma forma, entretanto, pode haver adiamento da liberação do sinal, por decisão do Conselho Diretor da Anatel, caso haja dificuldades técnicas, de acordo com a agência.

 

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

 

Fonte: O Tempo

COMPARTILHE:

publicidade