Search
Close this search box.

Curso de Direito do Unileste é o que mais aprova na OAB no Vale do Aço

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O curso de Direito do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) obteve, mais uma vez, o melhor índice de aprovação no Exame Unificado de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da região. Os estudantes da Instituição garantiram, na 31ª edição do Exame, a primeira colocação entre todas as Instituições da Região Metropolitana do Vale do Aço.

O coordenador do curso de Direito, professor Me. Wallace Carvalho Costa, considera o resultado uma consequência do esforço dos estudantes e do corpo docente, que se dedicam e se apropriam do uso de metodologias de ensino ágeis que priorizam o protagonismo do aluno no seu processo de aprendizagem. “Não se trata de sorte, mas resultado de esforço e empenho mútuo de toda a equipe. O curso se preocupa com a formação profissional de qualidade e humanista, contribuindo de forma concreta para a consolidação dos propósitos acadêmicos. A aprovação no Exame de Ordem demonstra que estamos no caminho certo, aplicando uma educação jurídica responsável e comprometida”, afirma.

Para o pró-reitor acadêmico do Unileste, Dr. Marcelo Vieira Corrêa, a prova viva do compromisso social que envolve a formação profissional e cidadã dos estudantes são os projetos desenvolvidos com e para a comunidade do Vale do Aço, por meio de ações extensionistas. “O processo de formação vai muito além da sala de aula, e para que ele seja feito de forma completa, é preciso que os profissionais conheçam e se proponham a solucionar problemas da sociedade. O estudante de Direito do Unileste tem esta oportunidade: de se desenvolver por meio dos projetos de pesquisa, de júri e audiências simulados virtuais verossímeis – por meio da plataforma Juristta.com – e com a atuação no Núcleo de Práticas Jurídicas, por exemplo, que oferta atendimentos gratuitos de consultoria jurídica à população”, declara Marcelo.

Para os estudantes, a aprovação no Exame e a conclusão do curso é motivo de alegria e a chegada de um novo ciclo profissional. A recém-formada do curso, a advogada Rithiane Morais, afirma que a aprovação no Exame de Ordem, antes mesmo da formatura, era um objetivo. “Realizei a primeira fase da prova ainda no 9º período do curso. Durante a preparação, tive total apoio do corpo docente. As metodologias voltadas em preparar os estudantes tanto para o Exame de Ordem, quanto para o mercado de trabalho, fizeram total diferença. Estou muito feliz e realizada por esta conquista”, comemora Rithiane que já atua no mercado de trabalho como advogada da área cível.

O curso de graduação em Direito da Instituição tem por missão constituir-se no centro de excelência no ensino jurídico, formando profissionais com habilidades e competências teórico-práticas, pautados nos princípios da ética e da justiça para a promoção da paz social, sem perder de vista a sua condição de pessoa humana.

 

Exame de Ordem da OAB

O Exame de Ordem é a avaliação prestada pelo bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. A prova é realizada três vezes por ano e possui duas fases eliminatórias: a primeira consiste em uma prova objetiva, de múltipla escolha, com questões sobre temas abordados em todas as disciplinas obrigatórias do curso e a segunda, denominada prova prático-profissional, com redação de peça profissional e questões discursivas.

O Exame, portanto, qualifica o profissional formado ao exercício de determinadas atividades dentro da profissão e procura resguardar a sociedade da má qualidade dos serviços jurídicos.

COMPARTILHE:

publicidade